O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala 2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem: Alexandre Garcia; Carolina Machado; Daniel Duarte; Ivo Afonso; João Marques; Luana Ferreira; Rafael Amaral; Rodrigo Bacalhau; Tiago Cruz; Tomás Mesquita.
Os alunos da referida turma apresentam idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.

Título do jogo:
“A Brisa – Pergunta que eu respondo”.

Regras do jogo:
O objetivo deste jogo é abordar o seguinte tema: qualidade do ar (poluição) - causas e consequências, o que contribuiu para a ligação à natureza da comunidade escolar (alunos, professores, técnicos, auxiliares e famílias), promovendo uma cidadania ativa e pensamento crítico, através de um processo ativo de ensino-aprendizagem: o jogo.
Procurando inspiração num jogo da infância de muitos nós (“O Sabichão”), foi criado um jogo magnético com perguntas e respostas sobre a poluição do ar, onde a personagem principal é uma pequena e adorável “Brisa”, que tudo sabe sobre este tema.
Funcionamento do boneco mágico “A Brisa”:
1 - Coloca a Brisa no centro do círculo das Perguntas, de modo que o ponteiro encaixe na cavidade a ele destinada.
2 - Manobrando lentamente a Brisa, roda-a até que o ponteiro fique dirigido exatamente para o centro da pergunta que se quiser fazer.
3 - Para obter a resposta à pergunta formulada, deverás colocar a Brisa na cavidade das Respostas. Então, a Brisa movendo-se por si própria, procura a resposta correta e indicá-la-á com o seu ponteiro.
4 - E é só perguntar… que a admirável Brisa tudo sabe sobre a poluição do ar e a tudo responde com exatidão.
Este jogo pode ser desenvolvido por um jogador ou por um conjunto de jogadores desenvolvendo o trabalho em equipa de interajuda.
Nota: Este jogo foi dinamizado ao nível de escola, durante as atividades de comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a 21 de março de 2024, para as quatro turmas do Centro, uma de cada vez. Esta atividade foi concebida e dinamizada no âmbito de um projeto ambiental da escola, o Projeto: “Energias Renováveis”.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Link do jogo: