O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Alex Estrela, 15 anos

Desafio | JogAR – O Jogo do Ar | Eco-Escolas
Nome do Jogo: SensibilizAR a JogAR
Introdução
É ponto assente que o AR é um recurso essencial para todos os seres vivos. Por esse motivo, é essencial sensibilizar as crianças e os jovens para a importância da preservação da Natureza e do Planeta.
Com este propósito, os alunos da turma 10ºA do Curso profissional Técnico de Desporto (2023/24), no âmbito do Módulo "O Jogo", da disciplina de Modalidade Individual, desenvolveram um jogo lúdico-pedagógico. Este jogo tem como objetivo relacionar os conteúdos abordados na disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano (11 anos) com um jogo desportivo adequado e adaptado à faixa etária, integrando e relacionando conteúdos de diferentes disciplinas.
Descrição Geral
A ideia surgiu da necessidade de, através de jogos lúdico pedagógicos idealizados nos conteúdos do módulo "O Jogo", da disciplina de Modalidade Individual, deixar aos alunos mais novos um jogo possível de ser realizado em todos os anos e idades e no qual as crianças possam aplicar os conteúdos abordados em sala de aula, especialmente nas aulas de Educação Física. Nesta época em que tanto se evidencia a necessidade de manter as crianças e jovens em atividade e afastadas dos ecrãs, os alunos da turma 10ºA criaram um jogo lúdico para combater o sedentarismo nessa faixa etária.
A nossa escola Instituto Educativo do Juncal, que recebe alunos desde o pré-escolar (3 anos) até o 12º ano (18/ 19 anos), valoriza e promove a integração e interação entre diferentes faixas etárias, promovendo alternativas inovadoras, diversas e diversificadas para criar novas e interessantes oportunidades de aprendizagem para todos os alunos.
Nesta premissa, os alunos da turma 10ºA desenvolveram, no Módulo "O Jogo" da disciplina de Modalidade Individual, um jogo lúdico pedagógico capaz de se adaptar aos conteúdos relacionados com os poluentes e alternativas não poluentes do ar. Os alunos idealizaram o jogo, pesquisaram sobre os poluentes e suas alternativas não poluentes, e criaram estratégias para que a ideia fosse atrativa e funcional para as crianças.
Os alunos pesquisaram imagens de poluentes e de alternativas não poluentes, selecionaram as mais atrativas e de leitura fácil para os colegas mais novos, imprimiram, plastificaram e colocaram velcro nas imagens. Para que o jogo fosse funcional, colaram feltro na parede, permitindo que as imagens fossem facilmente fixadas. Foram estabelecidas duas colunas de feltro, uma para os poluentes e outra para as alternativas não poluentes.
Inicialmente, os alunos foram questionados sobre a importância do ar para todos os seres vivos e a necessidade de manter o planeta limpo. Foi-lhes pedido que identificassem poluentes e alternativas não poluentes. As imagens impressas e plastificadas foram apresentadas e, após a contextualização com a matéria de Ciências da Natureza, foram explicadas as regras do jogo.
Regras do Jogo
1 - Os alunos devem ser divididos em equipas de 4 a 5 elementos.
2 - As equipas são colocadas em fila, em frente às colunas fixadas na parede, a uma distância de 10 a 15 metros.
3 - Um elemento/ júri, que se encontra de pé a dois metros das equipas, ao centro do espaço entre ambas, segura nas mãos (com as imagens viradas para si, de modo a que os jogadores não vejam as mesmas) os cartazes com todas as imagens das figuras poluentes e não poluentes.
4 - Este elemento/ júri explica as regras do jogo:
I - cada elemento de cada equipa escolhe o seu número de jogador (4 a 5 jogadores, números de 1 a 4 ou 5)
II - o elemento/ júri grita um número de jogador e os jogadores de ambas as equipas que tenham o referido número correm para tentar agarrar primeiro o cartaz com a imagem disponibilizado
III - o jogador que primeiro agarrar o cartaz, deve correr para colar o cartaz na respetiva coluna de poluentes ou de alternativas não poluentes
IV - o elemento/ júri vai repetindo este processo, dizendo números diferentes, de forma aleatória, até terminarem os cartazes
V - ganha a equipa que tiver colocado nas colunas, de forma correta, mais cartazes.
Este jogo não só promove a atividade física e a interação social entre as crianças, mas também reforça o conhecimento sobre a importância de um ambiente limpo e saudável.

Fotografias do jogo e peças do jogo: