O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Alunos, com idade compreendida entre os 10 e os 12 anos, a frequentar uma turma do 5.º ano de escolaridade: Ana Beatriz G.; André M.; Bernardo P.; Constança C.; Daniel M.; Diana R.; Diogo B.; Hadassa. V.; Henrique A.; João G.; Lara G.; Laura V.; Leonor S.; Maria Inês G.; Matilde L.; Rodrigo G.; Rodrigo S.; Tomás P.; Tomás D. e Vasco C.

Título do jogo:
Jogo Memo Ar Puro

Regras do jogo:
Apresentação do jogo:
O Jogo “Memo Ar Puro” é um jogo educativo e divertido composto por um total de 44 cartões, ou seja, 22 pares de cartões, sendo que 22 ilustrados com imagens relativas às causas da poluição do ar e 22 ilustrados com imagens referentes às medidas de proteção do ar.
Número de jogadores:
até 3 jogadores.
Objetivos:
Trata-se de um jogo desenvolvido no âmbito do projeto “O Ar que Eu respiro”, promovido pelo Programa Eco-Escolas, que visa conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde; conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído e promover bons hábitos para contribuir para a redução das emissões, além de desenvolver a concentração e a percepção visual e estimular o raciocínio. O objetivo deste jogo é fazer corresponder os pares usando a memória visual.
Regras:
Seleciona os cartões de acordo com a opção escolhida:
“Contra a poluição atmosférica”; “Para um ar mais puro”.
Baralhe os diferentes cartões e distribua-os sobre a mesa, com as figuras viradas para baixo. O primeiro jogador vira dois cartões,
- se formar um par correspondente, recolhe os cartões e continua a jogar;
- se não formar um par de imagens, deverão ser colocados de novo com as figuras viradas para baixo.
O jogador seguinte procede da mesma forma e assim sucessivamente. O vencedor é o jogador que conseguir fazer corresponder o maior número de pares.
Níveis de dificuldade:
O presente jogo apresenta vários níveis de dificuldade, de acordo com o número de cartas escolhido: Nível 1- fácil com 10 cartões; Nível 2 - intermédio com 16 cartões e Nível 3 - difícil com 22 cartões.
Conceção, projetado e desenvolvimento do jogo:
Após o estudo da temática nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 5.º ano de escolaridade tornaram-se “agentes da proteção do ar”, já que desenvolveram o jogo “Memo Ar Puro”, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com recurso à plataforma colaborativa Canva para o design gráfico, tendo sido posteriormente realizados os referidos cartões com cartão reutilizado.

Fotografias do jogo e peças do jogo: