O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Professora Cristina Martins e o 6ºA - alunos entre 11 e 12 anos

Título do jogo:
Ar poluente

Regras do jogo:
AR QUE RESPIRO
Tipo – Jogo de tabuleiro
Mínimo de jogadores – 4 (individual)
Máximo de jogadores – 24 (equipa)
Tempo Médio de jogo – 30 - 45 minutos
Material do jogo:
1 tabuleiro
6 personagens (Terra, Nuvem, Trovão, Gelo, Água, Fogo)
1 dado
1 ampulheta
105 cartas com perguntas organizadas em 3 níveis de dificuldade.
As temáticas são as seguintes: composição e propriedades do ar, atividades antrópicas que contribuem para a poluição do ar, causas e consequências da poluição do ar, constituição da atmosfera, alterações climáticas e medidas para a diminuição da poluição do ar;
Material: Cartão reciclado para a construção dos personagens, cartolina para a construção do tabuleiro e das perguntas, tintas guache para a pintura das personagens, canetas e lápis de cera para a identificação das casas do jogo.
Metodologia:
Construção de um jogo de tabuleiro, inspirado no jogo da Glória que todos conheciam e no Trivial Pursuit, jogo de perguntas e respostas. O jogo tem por objetivo a aquisição e aplicação dos conhecimentos sobre o tema da poluição do ar e alterações climáticas trabalhadas no 2º ciclo. Organização da turma em 3 grupos de trabalho. Desenvolvimento do jogo durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
Regras
Formar equipas de 2-4 jogadores e selecionar 1 porta-voz. Cada equipa é representada por um personagem à escolha. Existem 6 personagens: Terra, Nuvem, Trovão, Gelo, Água, Fogo.
No tabuleiro, colocar as cartas voltadas para baixo nos quadrados de cor correspondente.
Casa de partida.
As equipas lançam o dado e quem tiver maior pontuação será a primeira equipa a jogar e as restantes organizam-se por ordem decrescente. O jogo inicia-se com o lançamento do dado e a equipa deverá ir até à casa correspondente.
Casa de chegada.
A primeira equipa a chegar vence o jogo e o jogo termina. No entanto, se o número de pontos do dado for demasiado alto terá de recuar. Por exemplo, se um jogador estiver a 4 casas do fim, e obtiver um 6 no dado, avança 4 casas e recua 2 casas.
Parar na casa ? verde - Tira uma carta, se acertar tem direito a lançar os dados na jogada seguinte.
Parar na casa ? verde - Tira uma carta, se falhar fica uma vez sem jogar.
Parar na casa ? amarelo - Tira uma carta, se acertar joga mais uma vez lançando o dado e avança no jogo, mas sem ter de responder à pergunta.
Parar na casa ? amarelo - Tira uma carta, se falhar mantém-se na mesma casa.
Parar na casa? vermelho - Tira uma carta, se acertar continua a jogar, respondendo às perguntas até falhar.
Parar na casa da árvore - A equipa de jogadores avança para a próxima casa roxa uma vez e a jogada passa para a outra equipa.
EX: As casas roxas são as casas 10, 20, 30, e 40 se o jogador calhar na casa 10 vai imediatamente para a casa 20. Na casa 40 mantém-se.
Para na casa do stop - A equipa fica uma jogada sem jogar.
Para na casa das setas - Retrocede até à casa onde a equipa em último lugar se encontra.
Caso a equipa esteja em último lugar, retrocede até à casa azul anterior.
FIM

Fotografias do jogo e peças do jogo: