O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica André de Resende (Évora)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Afonso Sim-Sim; Ana Silva; Ângela Felício; Beatriz Coelho; Bruno Madureira; Catarina Cardoso; Clara Courelas; Daniel Raleira; David Rebocho; Dinis Godinho; Diogo Campaniço; Diogo Silva; Duarte Piteira; Duarte Almeida; Guilherme Peças; Guilherme Novas; Leonor Caeiro; Maria Carlota Gonçalves; Maria Fernanda Silva; Maria Inês Sousa; Maria Leonor Boieiro; Maria Margarida Pedras; Maria Rita Alberto; Martim Santos; Rennan Duarte; Vinícius Lima e Alice Umbelino (todos com 13 anos).

Título do jogo:
O Ambiente em Évora

Regras do jogo:
Casa de Partida: EBAR (Escola Básica André de Resende)
Casa de Chegada: Praça do Giraldo
Material:
- Jogo com o mapa de Évora;
- 6 marcas/peões;
- 1 dado;
- 50 cartões com questões.
Objetivo do jogo:
Identificar na cidade de Évora locais onde a atividade humana contribui para uma pior qualidade do ar. Os alunos deverão valorizar os locais que contribuem para uma melhor qualidade do ar.
Neste jogo foram utilizados mapas cedidos pelo Turismo de Évora para reutilização, diminuindo assim as fotocópias.
Regras do jogo:
• O jogo pode ter 2 a 6 jogadores.
• No início, todos os jogadores lançam o dado. O jogador que tiver mais pontos inicia o jogo, os restantes jogadores entram no jogo no sentido dos ponteiros do relógio, a partir do jogador inicial.
• O jogo consiste num percurso na cidade de Évora, onde são identificados os locais onde a sua atividade polui o ar. As casas de penalização são casas que indicam os locais onde o ar está mais poluído e casas de bónus permitem ao jogador voltar a jogar (se acertar a resposta). As casas com questões podem ser casas de bónus ou de penalização:
- Se o jogador acertar a questão joga novamente; se errar a resposta, fica sem jogar.
• Vence o jogador que alcançar primeiro a casa de chegada (mesmo que o número de pontos seja superior ao número de casas que são necessárias para lá chegar).
CASAS DE PENALIZAÇÃO:
O jogo tem Casas de Penalização, marcadas a VERMELHO. Estas casas estão em locais mais poluídos. Sempre que o jogador lá cair fica UMA vez sem jogar.
As casas de penalização são:
1. BAIRRO DA SRA. DA SAÚDE (NÃO TEM ESPAÇOS VERDES, TRÂNSITO)
36. ZONA INDUSTRIAL
42. CENTRO COMERCIAL PLAZA
57. BAIRRO HORTA DAS FIGUEIRAS (NÃO TEM ESPAÇOS VERDES, TRÂNSITO)
63. MCDONALD´S
96. PISCINAS
137. BOMBA DE GASOLINA
138. SUPERMERCADO
CASAS DE BÓNUS:
O jogo tem Casas de Bónus, marcadas a VERDE. Sempre que o jogador lá cair volta a lançar o dado.
As casas de bónus são:
4. ECOPISTA (CICLOVIA E PERCURSO PEDESTRE)
19. BOMBEIROS
24. QUINTA DO ESTORIL (TEM ECOPONTOS, ESTACIONAMENTO/GARAGENS, ZONAS VERDES)
28. VILAS DO ALCAIDE (TEM ECOPONTOS, ESTACIONAMENTO/GARAGENS, ZONAS VERDES)
67. COMPLEXO DESPORTIVO
70. PARQUE DE CAMPISMO
72. GESAMB (ATERRO SANITÁRIO)
77. BAIRRO DA TORREGELA (TEM ECOPONTOS, ESTACIONAMENTO/GARAGENS, ZONAS VERDES)
115. BACELO (TEM ECOPONTOS, ESTACIONAMENTO/GARAGENS, ZONAS VERDES)
133. ESCOLA SECUNDÁRIA GABRIEL PEREIRA (TEM ECOPONTOS, ESPAÇOS VERDES, EDUCAÇÃO PARA O AMBIENTE)
158. JARDIM PÚBLICO DE ÉVORA
160. PARQUE INFANTIL
CASAS DE QUESTÕES:
O jogo tem 7 casas de questões, assinaladas a AMARELO. Podem ser casas de bónus ou de penalização: - se o jogador acertar a questão joga novamente (bónus);
- se errar a resposta, fica sem jogar (penalização). Um dos jogadores adversários tira um cartão, de cima (estão empilhados e virados ao contrário, com o ponto de interrogação virado para cima), e lê a questão em voz alta. As questões podem ser de Escolha Múltipla, Verdadeiro/Falso ou Resposta Curta. Quando a pergunta for respondida, o cartão é colocado por baixo da pilha de cartões.

Fotografias do jogo e peças do jogo: