O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Alunos das turma JI07 e JI08 do Ensino Pré-Escolar, com 4, 5 e 6 anos de idade

Título do jogo:
O Jogo do Ar que Eu Respiro

Regras do jogo:
Associação das imagens ao local correspondente (causas - Mundo triste; consequências - corda; Soluções - Mundo feliz).
A ideia da realização do “Jogo do Ar” surgiu após a proposta da Eco-escolas. A exploração do tema do ambiente foi feita em contexto de sala, após a visualização de alguns vídeos alusivos propostos no site. Ao abordar a temática, as crianças foram enumerando quais as causas da poluição do ar que conheciam e as consequências que estas poderiam trazer. Como complemento, foi-lhes questionado se conheciam possíveis soluções para as problemáticas.
O jogo foi construído em cartão das caixas de eletrodomésticos e dos cereais. Todo ele foi desenvolvido pelas crianças em ambiente de sala de atividades do pré-escolar.
Dá vida ao teu lixo!

Fotografias do jogo e peças do jogo: