Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Joaquim Vasconcelos 18 anos, Letícia Lopes 18 anos, Marta Albuquerque 20 anos
Título do jogo:
Missão 350
Regras do jogo:
Regras do jogo/explicação:
*Objetivo:* Reduzir coletivamente os níveis de CO₂ atmosférico de 420 ppm para 350 ppm, implementando políticas e ações sustentáveis.
*Número de Jogadores:* 2-6
*Componentes do Jogo:*
- Tabuleiro representando o planeta com várias regiões (continentes e oceanos).
- Cartas de Ação (energias renováveis, eficiência energética, reflorestamento, etc.).
- Cartas de Evento (desastres naturais, avanços tecnológicos, políticas globais).
- Marcadores de CO₂.
- Fichas de recursos (dinheiro, energia, materiais).
- Peões representando os jogadores.
*Regras do Jogo:*
1. *Configuração Inicial:*
- Coloca o marcador de CO₂ em 420 ppm no indicador de CO₂ do tabuleiro.
- Distribui as fichas de recursos iniciais entre os jogadores.
- Cada jogador recebe um conjunto inicial de cartas de ação.
2. *Turnos:*
- O jogo é jogado em rodadas, e cada rodada representa um ano.
- Em cada turno, os jogadores podem:
- Implementar uma ação (jogar uma carta de ação).
- Trocar recursos com outros jogadores.
- Investir em tecnologias ou políticas sustentáveis.
3. *Cartas de Ação:*
- *Energia Renovável:* Reduz CO₂ em 5 ppm, custa 3 fichas de recursos.
- *Eficiência Energética:* Reduz CO₂ em 3 ppm, custa 2 fichas de recursos.
- *Reflorestamento:* Reduz CO₂ em 4 ppm, custa 2 fichas de recursos.
- *Transporte Sustentável:* Reduz CO₂ em 2 ppm, custa 1 ficha de recurso.
4. *Cartas de Evento:*
- A cada rodada, uma carta de evento é revelada, impactando todos os jogadores.
- *Desastres Naturais:* Aumenta CO₂ em 5 ppm (exemplo: grandes incêndios florestais).
- *Avanços Tecnológicos:* Reduz CO₂ em 5 ppm (exemplo: descobertas em energia limpa).
- *Políticas Globais:* Reduz CO₂ em 10 ppm (exemplo: acordo climático global).
5. *Recursos:*
- Recursos são obtidos através de várias ações no jogo, como políticas de eficiência ou colaborações entre jogadores.
- Os jogadores devem gerir os seus recursos para implementar ações eficazes.
6. *Colaboração e Competição:*
- Embora os jogadores possam competir para serem o maior contribuinte para a redução de CO₂, eles devem colaborar para alcançar o objetivo comum de 350 ppm.
- A cooperação é incentivada através de bônus de colaboração, onde ações conjuntas reduzem mais CO₂ do que ações individuais.
7. *Final do Jogo:*
- O jogo termina quando o nível de CO₂ atinge 350 ppm ou após um número pré-determinado de rodadas (por exemplo, 20 rodadas).
- Todos os jogadores ganham se o nível de CO₂ atingir 350 ppm, mas o jogador com mais pontos de sustentabilidade (obtidos ao implementar ações) é declarado o "Campeão do Clima".
8. *Pontos de Sustentabilidade:*
- Os jogadores ganham pontos de sustentabilidade ao implementar ações eficazes e ao colaborar com outros jogadores.
- Bônus adicionais são dados por ações inovadoras e estratégicas.
*Exemplo de Turno:*
1. O jogador A decide implementar uma ação de energia renovável, gastando 3 fichas de recursos, reduz o CO₂ em 5 ppm.
2. O jogador B colabora com o jogador A bum projeto de reflorescimento, ambos gastando 1 ficha de recurso adicional para um bônus de redução de CO₂, totalizando uma redução de 6 ppm.
3. Uma carta de evento é revelada, mostrando um avanço tecnológico que reduz o CO₂ em 5 ppm.
Fotografias do jogo e peças do jogo: