O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Emily Costa dos Santos - 11 anos

Título do jogo:
Ar limpo

Regras do jogo:
OBJETIVOS
Chegar à casa 50 e durante o percurso aprender mais sobre os poluentes e as fontes da poluição do ar, as consequências e os efeitos da poluição atmosférica e as possíveis soluções para o problema. Sabias que segundo a OMS, o ar limpo deveria ser um "direito humano fundamental"?
MATERIAL
Um tabuleiro com casas numeradas de 1 a 50; um dado; fichas de cores diferentes para cada jogador; cartas com perguntas e respostas sobre o tema e um marcador de tempo.
N. º DE JOGADORES
De 2 a 4 jogadores.
COMO JOGAR?
Cada jogador escolhe uma ficha de uma cor e coloca na casa de partida. O primeiro jogador lança o dado e avança o número de casas correspondente. Se cair numa casa com um símbolo de uma nuvem, deve tirar uma carta e responder à pergunta sobre poluição do ar. Se acertar, pode ficar na casa. Se errar, deve voltar para a casa anterior. Se cair numa casa com um símbolo de uma árvore, deve enunciar uma medida para melhorar a qualidade do ar. Se acertar, pode avançar uma casa. Se errar, deve ficar na mesma casa. Se cair numa casa com um símbolo de um relógio, deve virar o marcador de tempo e esperar até que ele pare. O tempo representa o efeito da poluição do ar na saúde das pessoas e do planeta. O jogo termina quando um jogador chegar à casa 50, que representa o AR LIMPO. Esse jogador é o vencedor!

Fotografias do jogo e peças do jogo: