O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Centro Escolar de S. Simão de Litém (Pombal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Esta atividade envolveu a participação de crianças de duas turmas, sendo a turma A formada por dezoito crianças e a turma B por catorze. As idades dos alunos estão compreendidas entre os seis anos e os dez. Alice Antunes, Constança Nunes, Jools Legein, Liane Abreu, Madalena Lopes, Maria Pereira, Yara Agostinho (4.º ano); Beatriz Nascimento, Bruna Silva, Carolina Patrício, Margarida Machado, Mariana Silva, Miguel Silva, Soraia Francisco (3.º ano); Catleya Lopes, Francisca Gameiro, Gabriel Ferreira, Letícia F

Título do jogo:
TestAR

Regras do jogo:
O jogo poderá ser jogado por quatro crianças no máximo e é composto por um tabuleiro, quatro peões, um dado e vinte e quatro cartões com questões de escolha múltipla. Os cartões fazem questões relativas à composição do ar, dos malefícios do ar e de formas de prevenção/remediação dos efeitos da poluição atmosférica e cada pergunta oferece três hipóteses de resposta. Antes de iniciar o jogo, o baralho é colocado num espaço reservado para o efeito, num retângulo que foi traçado na superfície do tabuleiro. Os peões são colocados na casa central e terão de percorrer o tabuleiro na direção que pretenderem. Os jogadores lançam o dado e joga primeiro quem tirar o maior valor. Se o peão parar numa das casas que tem um rosto a soprar, então o jogador poderá jogar por duas vezes sucessivas. A seguir, os jogadores vão jogando à vez no sentido dos ponteiros do relógio. Após o avanço do peão, o adversário que se encontra à direita terá de retirar um cartão do baralho e ler a questão. Se o inquirido acertar na resposta, terá a oportunidade de voltar a jogar e de responder a uma nova questão. Sempre que reponda corretamente a uma questão poderá ficar com o cartão. Caso não responda corretamente, terá de devolver o cartão ao baralho. Não havendo mais cartões no baralho, termina o jogo e ganha quem tiver o maior número de cartões.

Fotografias do jogo e peças do jogo: