O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola EBI/JI Sophia de Mello Breyner (Oeiras)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
2 turmas do 5.º ano, 2 turmas do 6.º ano e 1 turma de PIEF de 2.º ciclo

Título do jogo:
Mentalizar para melhor respirar

Regras do jogo:
O jogo tem início com duas equipas, de dois elementos cada, na linha de partida, sendo que uma das equipas tem 8 fotografias aleatórias sobre poluentes do ar voltadas para baixo, enquanto que a outra equipa tem 8 frases/nomes de fontes de poluição do ar voltadas também para baixo aleatoriamente.
Ao sinal de partida, os primeiros elementos de cada grupo vêm a fotografia/nome que estava oculto (voltado para baixo) e correm cerca de 20 metros até um local onde podem colocar a respetiva fotografia/nome dentro de um dos dois arcos colocados no solo:
Arco nº1: Fontes de poluição naturais;
Arco nº2: Fontes de poluição antropogénicas/“humanas”.
Após o sucedido, cada elemento volta o mais rapidamente possível para o local de partida, de forma a que o seu colega de equipa possa sair e realizar o mesmo procedimento já referido.
O jogo termina quando ambas as equipas colocarem as 8 fotografias/nomes nos respetivos arcos.
No final, ganha a equipa que obteve mais pontos ao longo do jogo:
1- Por cada fotografia/nome colocado no arco correto, cada equipa recebe 1 ponto;
2- A equipa mais rápida a colocar as 8 frases/nomes recebe 1 ponto extra no final.
Em caso de empate, as equipas devem repetir o jogo, mas devem trocar as fotografias/frases entre si.
Ter em atenção que durante o jogo cada aluno de uma equipa só pode levar um “papel” de cada vez na mão e não é permitido o contacto entre jogadores, nem a troca de “papeis” já colocados nos arcos.

Fotografias do jogo e peças do jogo: