O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica Vallis Longus (Valongo)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Bárbara Oliveira, 12 anos

Eco Guardiões - Missão Ar Limpo

Regras do jogo:
Introdução:
O jogo de tabuleiro digital "Eco-Guardiões: Missão Ar Limpo" é uma ferramenta educativa interativa projetada para aumentar a consciencialização sobre a poluição do ar e suas consequências ambientais e para a saúde.
O objetivo do jogo é proporcionar uma experiência divertida e envolvente enquanto ensina os jogadores sobre as causas da poluição do ar, suas consequências e as ações que podem ser tomadas para mitigá-la. O jogo é destinado a estudantes do ensino médio, mas também pode ser utilizado por qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o tema.
Planeamento e preparação:
Antes de mergulharem nas ferramentas e materiais, os alunos foram conduzidos a uma fase de planeamento cuidadoso e preparação meticulosa. Este estágio inicial foi crucial para estabelecer uma base sólida e garantir o sucesso do projeto de construção do jogo.
Exploração Conceitual
O primeiro passo no desenvolvimento do jogo foi definir o conceito central: educar sobre a poluição do ar de maneira interativa. A ideia era criar um jogo de tabuleiro digital que combinasse elementos de estratégia, perguntas e respostas, e desafios baseados em cenários reais. O jogo deveria ser intuitivo, acessível e adequado para um público jovem, mas também informativo o suficiente para ser usado em ambientes educativos.
Pesquisa e Investigação
Os alunos, orientados pela professora, realizaram uma extensa pesquisa sobre os tópicos:
 Poluição do Ar: Suas causas, efeitos na saúde e no meio ambiente, e medidas de redução.
 Jogos Educativos: Métodos e estratégias eficazes para criar jogos que são tanto educativos quanto divertidos.
 Plataformas Digitais: Tecnologias e ferramentas disponíveis para desenvolver jogos de tabuleiro digitais.
Consultaram fontes académicas, relatórios de organizações ambientais, e realizaram um workshop sobre Problemas Ambientais e Alterações Climáticas. Esta pesquisa ajudou-os a entender os principais elementos que precisavam de incluir no jogo e as melhores práticas para motivar e educar os jogadores.
Seleção de Materiais
Com base na pesquisa, foram selecionados os seguintes materiais e recursos para o desenvolvimento do jogo:
 Software de Desenvolvimento de Jogos: Optou-se por usar uma plataforma de desenvolvimento de jogos como o Genially, que oferece flexibilidade e uma ampla gama de ferramentas para criar jogos interativos e visuais.
 Conteúdo Educacional: Criou-se um banco de dados de informações relevantes sobre a poluição do ar, factos científicos, e dicas de redução, que foram integrados ao jogo na forma de perguntas.
 Design Gráfico: Desenvolveu-se elementos visuais atraentes, incluindo avatares, tabuleiro do jogo, cartas de desafio e infográficos, utilizando software de design gráfico como Adobe llustrator.
Desenvolvimento do Plano de Ação
O desenvolvimento do jogo foi dividido em várias fases:
 Conceitualização e Design: Criação do conceito do jogo, design inicial do tabuleiro e dos elementos visuais, e definição das regras e mecânicas do jogo.
 Desenvolvimento: Criação do jogo utilizando o Genially, integração de todos os elementos visuais e de conteúdo, e desenvolvimento de funcionalidades interativas.
 Testes: Realização de testes com grupos focais, incluindo estudantes e educadores, para obter feedback e identificar áreas de melhoria.
 Aperfeiçoamento: Ajustes baseados no feedback dos testes e refinamento dos elementos visuais e de conteúdo.
Regras do Jogo
O jogo pode ser jogado por 2 a 4 equipas.
Cada equipa deve escolher um símbolo (amarelo, azul, vermelho ou verde) e rolar o dado.
A equipa que obtiver o número mais alto será a primeira a começar o jogo.
Para jogar, cada equipa participante deverá rolar o dado e mover a sua peça para o quadrado correspondente.
Em cada quadrado deverá haver uma questão sobre "Poluição do Ar". Se a equipa responder corretamente, a equipa pode avançar, senão, será a vez da próxima equipa jogar.
No tabuleiro existem também 6 quadrados especiais (nas casas cinzentas com os números em preto) em que a equipa perde uma vez sem jogar.
A equipa que alcançar primeiro a linha da final ganha.
Conclusão
O "Eco-Guardiões: Missão Ar Limpo" é um jogo de tabuleiro digital que combina educação e entretenimento para ensinar a temática da poluição do ar.
Através de um planeamento meticuloso e uma execução detalhada, desenvolveu-se um jogo que não apenas cativa os jogadores, mas também lhes fornece conhecimentos valiosos sobre um dos principais desafios ambientais da nossa época.
Espera-se que este jogo inspire ações positivas e promova uma maior consciencialização sobre a importância de proteger o nosso ar e o nosso planeta.
A criação do jogo, no âmbito do Eco-Escolas, permitiu aprofundar e aplicar conhecimentos e criar um projeto criativo e motivador que vai ao encontro das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Link do jogo: