O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica Vallis Longus (Valongo)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Bárbara Oliveira, 12 anos
Bianca Silva, 13 anos
Bruno Soares, 13 anos
Carina Rocha Ferreira, 13 anos
Daniel Vanin, 13 anos
David Lago, 13 anos
Filipa Dias, 13 anos
Filipe Teixeira, 13 anos
Francisca Coelho, 12 anos
Francisca Ferreira, 13 anos
Francisco Silva, 12 anos
Leonor Cunha Vilela, 12 anos
Lily Rose Campos, 13 anos
Luana Mateus Sousa, 13 anos
Marco Francisco Soares, 12 anos
Mariana Teixeira Coelho, 12 anos
Martim Costa, 12 anos
Matheus Ferreira, 13 anos
Rodrigo Gonçalves 12 anos

Título do jogo:
Eco Guardiões - Missão Ar Limpo

Regras do jogo:
Introdução:
O jogo de tabuleiro digital "Eco-Guardiões: Missão Ar Limpo" é uma ferramenta educativa interativa projetada para aumentar a consciencialização sobre a poluição do ar e suas consequências ambientais e para a saúde.
O objetivo do jogo é proporcionar uma experiência divertida e envolvente enquanto ensina os jogadores sobre as causas da poluição do ar, suas consequências e as ações que podem ser tomadas para mitigá-la. O jogo é destinado a estudantes do ensino médio, mas também pode ser utilizado por qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o tema.
Planeamento e preparação:
Antes de mergulharem nas ferramentas e materiais, os alunos foram conduzidos a uma fase de planeamento cuidadoso e preparação meticulosa. Este estágio inicial foi crucial para estabelecer uma base sólida e garantir o sucesso do projeto de construção do jogo.
Exploração Conceitual
O primeiro passo no desenvolvimento do jogo foi definir o conceito central: educar sobre a poluição do ar de maneira interativa. A ideia era criar um jogo de tabuleiro digital que combinasse elementos de estratégia, perguntas e respostas, e desafios baseados em cenários reais. O jogo deveria ser intuitivo, acessível e adequado para um público jovem, mas também informativo o suficiente para ser usado em ambientes educativos.
Pesquisa e Investigação
Os alunos, orientados pela professora, realizaram uma extensa pesquisa sobre os tópicos:
 Poluição do Ar: Suas causas, efeitos na saúde e no meio ambiente, e medidas de redução.
 Jogos Educativos: Métodos e estratégias eficazes para criar jogos que são tanto educativos quanto divertidos.
 Plataformas Digitais: Tecnologias e ferramentas disponíveis para desenvolver jogos de tabuleiro digitais.
Consultaram fontes académicas, relatórios de organizações ambientais, e realizaram um workshop sobre Problemas Ambientais e Alterações Climáticas. Esta pesquisa ajudou-os a entender os principais elementos que precisavam de incluir no jogo e as melhores práticas para motivar e educar os jogadores.
Seleção de Materiais
Com base na pesquisa, foram selecionados os seguintes materiais e recursos para o desenvolvimento do jogo:
 Software de Desenvolvimento de Jogos: Optou-se por usar uma plataforma de desenvolvimento de jogos como o Genially, que oferece flexibilidade e uma ampla gama de ferramentas para criar jogos interativos e visuais.
 Conteúdo Educacional: Criou-se um banco de dados de informações relevantes sobre a poluição do ar, factos científicos, e dicas de redução, que foram integrados ao jogo na forma de perguntas.
 Design Gráfico: Desenvolveu-se elementos visuais atraentes, incluindo avatares, tabuleiro do jogo, cartas de desafio e infográficos, utilizando software de design gráfico como Adobe llustrator.
Desenvolvimento do Plano de Ação
O desenvolvimento do jogo foi dividido em várias fases:
 Conceitualização e Design: Criação do conceito do jogo, design inicial do tabuleiro e dos elementos visuais, e definição das regras e mecânicas do jogo.
 Desenvolvimento: Criação do jogo utilizando o Genially, integração de todos os elementos visuais e de conteúdo, e desenvolvimento de funcionalidades interativas.
 Testes: Realização de testes com grupos focais, incluindo estudantes e educadores, para obter feedback e identificar áreas de melhoria.
 Aperfeiçoamento: Ajustes baseados no feedback dos testes e refinamento dos elementos visuais e de conteúdo.
Regras do Jogo
O jogo pode ser jogado por 2 a 4 equipas.
Cada equipa deve escolher um símbolo (amarelo, azul, vermelho ou verde) e rolar o dado.
A equipa que obtiver o número mais alto será a primeira a começar o jogo.
Para jogar, cada equipa participante deverá rolar o dado e mover a sua peça para o quadrado correspondente.
Em cada quadrado deverá haver uma questão sobre "Poluição do Ar". Se a equipa responder corretamente, a equipa pode avançar, senão, será a vez da próxima equipa jogar.
No tabuleiro existem também 6 quadrados especiais (nas casas cinzentas com os números em preto) em que a equipa perde uma vez sem jogar.
A equipa que alcançar primeiro a linha da final ganha.
Conclusão
O "Eco-Guardiões: Missão Ar Limpo" é um jogo de tabuleiro digital que combina educação e entretenimento para ensinar a temática da poluição do ar.
Através de um planeamento meticuloso e uma execução detalhada, desenvolveu-se um jogo que não apenas cativa os jogadores, mas também lhes fornece conhecimentos valiosos sobre um dos principais desafios ambientais da nossa época.
Espera-se que este jogo inspire ações positivas e promova uma maior consciencialização sobre a importância de proteger o nosso ar e o nosso planeta.
A criação do jogo, no âmbito do Eco-Escolas, permitiu aprofundar e aplicar conhecimentos e criar um projeto criativo e motivador que vai ao encontro das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Fotografias do jogo e peças do jogo: