O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
dos 3 aos 6 anos de idade
Memória descritiva:
Nas saídas de campo pelos arredores da escola, as crianças constataram que existia muito lixo pelo chão. Rapidamente surgiu a necessidade de fazer deste tema um projeto de interesse para grupo - a Poluição.
Entre várias atividades que nos propusemos a realizar e das diversas aprendizagens que adquirimos, juntos construímos o jogo "Super-heróis do Planeta Terra".
Depois de discutirmos e negociarmos quais os aspetos mais importantes a incluir no jogo e como o

Título do jogo:
Super-heróis do Planeta Terra

Regras do jogo:
realizar o percurso montado ao ar livre, vestindo uma capa de super-herói e escolher as atitudes corretas para ajudar a salvar o Planeta Terra.
Cada criança é o peão do jogo, começando o seu percurso em cima de um Planeta Terra doente (casa de partida). Irá percorrer várias etapas e sempre que identificar a atitude/comportamento correto avança para a etapa seguinte. Caso escolha a opção errada ou não identifique a resolução do problema perde o jogo.
1 etapa: colocar-se em cima do Planeta Terra doente, vestir a capa e iniciar o jogo dizendo " Sou um Super-herói do Planeta Terra";
2 etapa: a criança encontra uma estrada com dois veículos disponíveis (um carro e uma bicicleta). Terá de identificar e escolher aquele que é mais amigo do ambiente (a bicicleta) e percorrer a estrada;
3 etapa: a criança encontra uma floresta a arder e cheia de lixo. Deverá encontrar uma mangueira e "apagar" o incêndio;
4 etapa: a criança deverá limpar o lixo da floresta, separando-o e colocando-o nos respetivos ecopontos;
5 etapa: a criança encontra uma fábrica com chaminés e fumo cinzento (simulando os gases poluentes). Deverá "instalar" um filtro industrial e girar as chaminés da fábrica trocando o fumo cinzento por fumo branco (gases filtrados antes de serem largados na atmosfera);
6 etapa: a criança encontra um fumador e deve retirar-lhe o cigarro da mão e substituir o mesmo por uma peça de fruta - maçã (substituir hábitos nocivos para a saúde e para o Planeta Terra por hábitos mais saudáveis);
7 etapa: a criança encontra uma casa e tem à sua disposição uma chaminé e um painel solar. Deve escolher qual destes elementos tornarão a casa mais sustentável e amiga do ambiente (painel solar) e "instalá-lo" na casa;
8 etapa: a criança encontra uma Eólica. Deve fazê-la girar para acumular a energia do vento.
9 etapa: a criança volta à casa de partida (Planeta Terra doente) e vira-a para o Planeta Terra Saudável.
Completadas todas as etapas corretamente, a criança é premiada com uma medalha.

Fotografias do jogo e peças do jogo: