O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Afonso Vitorino - 11 anos, Omar Khan - 11 anos, Ricardo - 11 anos e Rodrigo Santos - 11 anos

Título do jogo:
O Ar da Glória

Regras do jogo:
Regras do jogo “Ar da Glória”
Cada jogador tem um peão.
Cada jogador lança uma vez um dos dados para saber quem começa começando aquele a quem sair o número maior, e assim sucessivamente por ordem decrescente. Pela ordem estabelecida, cada jogador lança os dois dados alternadamente e vai avançando no tabuleiro o número de casas indicado pelos dados, seguindo as indicações lá presentes.
O jogo contém 72 casas:
- 24 com perguntas sobre o ar que respiramos (8 fáceis de cor azul-clara, 8 de médias de cor azul médio e 8 mais difíceis de cor azul-escuro); se errar na resposta volta à casa anterior, se a resposta for certa avança 3 casas;
- 1 casa buraco em que se volta à casa Início;
- 1 casa da morte, em que se regressa à casa Início;
- 9 casas com setas verdes para a direita, em o jogador avança o número de casas indicado na seta;
- 10 casas com setas verdes para a esquerda, em que o jogador retrocede o número de casas indicado na seta;
- 4 casas com cruz vermelha, em que fica sem jogar uma vez;
- 4 casas com cruz amarela, em que fica sem jogar duas vezes;
- 4 casas com cruz laranja, em que fica sem jogar três vezes;
- 3 casas com cruz roxa em que fica sem jogar uma vez;
O jogo contém ainda escadas de ligação entre casas. Escadas vermelhas (nas casas 5, 15 30 e 51 que permitem avançar para a casa onde estão legadas e escadas laranjas (nas casas 21, 41, 59 e 67) que fazem retroceder para a casa onde estão ligadas;
Ganha o primeiro jogador a chegar à casa FIM, não sendo necessário o número saído nos dados ser igual ao necessário para tal (este pode ser ultrapassado).

Fotografias do jogo e peças do jogo: