O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Alexandre Lefeuvre- 6 anos

Título do jogo:
Dobble A Poluição do Ar

Regras do jogo:
Regras do Jogo (2 jogadores):
Preparação do Jogo:
1. Dar uma carta virada para baixo a cada jogador;
2. Formar uma pilha de cartas no centro da mesa viradas para cima.
Objetivo: Ser o jogador que ganhou mais cartas;
Como jogar: Os jogadores viram as suas cartas para cima em simultâneo e tentam encontrar o único símbolo em comum entre a sua carta e a primeira da pilha. Assim que encontrar, diz o nome do símbolo em voz alta. Colocar a carta virada para cima na sua pilha. Continuar a jogar até terminarem as cartas do centro.
Vencedor: O jogador com mais cartas ganha.
Memória descritiva:
Pesquisa de informação e construção do painel:
Para iniciarmos a abordagem da temática "Poluição do Ar", começámos por pesquisar a informação através da visualização de vários vídeos presentes no Youtube e na Escola Virtual. Com eles, aprendemos quais as principais causas da poluição do ar, consequências da poluição do ar e soluções para este problema ambiental. Para sistematizarmos a informação recolhida decidimos realizar um pequeno painel. Assim, desenhámos uma cidade poluída (com carros a poluir, indústrias, chuvas ácidas) como fundo e escrevemos as informações recolhidas. Colámos, ainda, algumas imagens reais e os desenhos ilustrativos dos tópicos escritos (os utilizados no jogo)
Motivo da escolha do jogo:
O grupo já conhecia o jogo do Dobble, sendo que algumas crianças já o tinham trazido no Dia do Brinquedo, que ocorre todas as semanas. É um jogo de associação que estimula a área da linguagem e comunicação, abordando o vocabulário relativo às imagens desenhadas.
Construção do jogo:
Após já conhecerem as causas, consequências e possíveis resoluções da poluição do ar e saberem o vocabulário associado, algumas crianças do grupo desenharam os símbolos para a criação do jogo (chuvas ácidas, buraco da camada do ozono, ...). Para algumas imagens, recorremos à internet para ajudar a desenhar as figuras. Também foi realizado o logotipo do jogo para colocar no verso de cada carta. A educadora imprimiu as imagens necessárias e de seguida, tendo já a base das cartas preparadas, cada criança colou as imagens necessárias nas cartas. Por último, cada carta foi plastificada para tornar o jogo mais duradouro.

Fotografias do jogo e peças do jogo: