O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Participação principal:

Título do jogo:
EcoAr

Regras do jogo:
Para ativar o jogo EcoAr é necessário clicar na bandeira verde.
No ecrã inicial o utilizador pode optar por visualizar uma introdução que contextualiza o tema do jogo: a personagem Arpur passa através de um portal e cai num mundo com a atmosfera poluída, motivo pelo qual está a usar uma máscara que lhe fornece Ar puro.
Ao clicar em “jogar”, Arpur encontra-se dentro de um labirinto onde existem várias fontes de poluentes atmosféricos. Devem ser encontrados seis poluentes do ar para escapar do labirinto.
Perigos resultantes da poluição atmosférica estão à espreita para dificultar a vida a Arpur (nuvem de chuva ácida e degelo resultante do aquecimento global). Arpur deve também proteger as árvores. Para mover a personagem no labirinto devem ser usadas as teclas de setas.
Depois de sair do labirinto, Arpur deve evitar veículos poluentes e apanhar um veiculo ecológico para regressar a casa. Para o ajudar, nesta fase, é necessário usar a tecla “espaço”.
No final Arpur regressa ao seu mundo e faz EcoAr por toda a parte a importância das medidas que permitem preservar e melhorar a qualidade do ar.
Memória descritiva:
As turmas 8º D e E da Escola Básica de S. Pedro da Cova foram desafiadas a criar um jogo sobre poluição do ar, indo de encontro ao regulamento desta atividade e em articulação com as temáticas lecionadas na disciplina de físico-química. Depois de uma fase inicial de recolha de ideias, foram feitos esboços do desenho de uma personagem virtual. O objetivo do jogo começou a ser delineado na perspetiva desta personagem “cair” num mundo poluído do qual tem de escapar. Seguiu-se a seleção do programa Scratch e uma intensa busca por tutoriais para fazer a programação do jogo. Uma equipa mais restrita de alunas, que mostrou especial motivação para o tema, trabalhou fora do horário letivo para concluir um jogo de labirinto no programa Scratch. A personagem foi chamada de Arpur por aproximação de sonoridade a Ar puro e Artur. Para o jogo foi selecionado o nome EcoAr, por envolver Ecologia e Ar e porque se pretende fazer ecoar a importância da qualidade do ar! O jogo foi testado por várias turmas no Dia Eco-Escolas.

Fotografias do jogo e peças do jogo:

Link do jogo: