O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

CRIAGENTE (Sintra)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Ricardo Gonçalves - 5 anos
Liam Monteiro - 6 anos
Íris Soares - 6 anos
Abigail Gomes - 7 anos
Maria Eduarda Soares
Thaís Monteiro - 8 anos
Krissandra Rodrigues - 9 anos
Jessana Cabanga - 9 anos
Michele Pedro - 10 anos

Título do jogo:
FlipAR

Regras do jogo:
Regras FilpAR
Conteúdo: 58 Cartas
Como jogar o FlipAR:
O FlipAr é um jogo que pretende sensibilizar os jogadores para a poluição do ar. Joga-se como o uno normal, com a exceção de que existem dois lados do baralho, o lado bom (lado claro – com os números brancos) e o lado mau (lado escuro- com os números pretos). No lado bom estão representados os bons comportamentos para reduzir a poluição do ar. E no lado mau estão representados os 9 principais poluentes do ar. Começa-se a jogar pelo lado bom (lado claro), porque todos nós temos obrigação de ter bons comportamentos para reduzir a poluição do ar, mas quando alguém jogar a cartar VIRA O BARALHO, o baralho é invertido (o baralho, a pilha de jogo e até as cartas que tens na mão) e todos têm de jogar com o lado mau (lado escuro das cartas). O lado escuro tem cartas de ação diferentes com penalizações mais duras. Os jogadores têm de usar o lado escuro até que alguém jogue outra carta VIRA O BARALHO e, em seguida, o jogo volta para o lado claro, e assim sucessivamente até que alguém já tenha jogado todas as cartas que tem na mão, terminando a ronda.
Preparação:
• Uma vez que o baralho é de dupla face, certifica-te de que todas as cartas estão viradas para o mesmo lado: todas as cartas do lado bom (lado claro) viradas para cima.
• Escolhe quem distribui as cartas e baralha-as.
• Cada jogador recebe 7 cartas. Segura as cartas com o lado claro virado para ti e o lado escuro virado para os teus adversários.
• Coloca o resto do baralho com o lado claro virado para baixo para formar a pilha das biscas (ou seja, o lado escuro fica para cima para ninguém saber a carta que foste buscar ao baralho das biscas).
• A carta do topo da pilha das biscas é virada ao contrário, e colocado ao lado do baralho anterior, para se dar início a uma pilha de jogo, (as cartas do lado claro para cima). Se esta primeira que sair for uma carta de ação, ignora-a, volta a colocá-la no baralho das biscas e vira a próxima carta.
Vamos jogar!
Se TIVERES uma carta correspondente na mão, podes JOGÁ-LA na PILHA de JOGO:
1. Só podes jogar uma carta se esta corresponder a, pelo menos, um atributo da carta no topo da Pilha de Jogo.
2. Se jogares uma Carta de Ação, esta tem uma função especial.
Se NÃO TIVERES uma carta correspondente BISCA UMA CARTA da PILHA das BISCAS:
1. Se a nova carta puder ser jogada, podes jogá-la agora. Caso contrário, a tua vez termina. (Não vais ao baralho buscar até teres correspondente, SÓ SE BISCA UMA VEZ).
NOTA: ao adicionar cartas à tua mão, certifica-te de que estão viradas para a mesma direção que as restantes. Por exemplo, se estiveres a jogar com o lado claro, adiciona novas cartas à tua mão com o lado virado para ti.
Fim do jogo:
Quer estejam a jogar com o lado claro ou com o lado escuro, quando jogares a tua penúltima carta, tens de gritar FlipAR, que significa que só tens uma carta na mão. Se não gritares FlipAR e, fores apanhado antes do jogador seguinte começar a sua vez, tens de biscar 2 cartas.
As regras de cada carta especificamente estão na imagem identificada como "Regras do Jogo".

Fotografias do jogo e peças do jogo: