O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Alunas da turma B do 8º ano: Beatriz Azevedo (13 anos), Francisca Vargas (15 anos),
Inês Carvalho (13 anos) e Margarida Monsanto (13 anos).

Título do jogo:
JogAR – Um jogo sobre a poluição do ar

Regras do jogo:
Conteúdo:
- 1 tabuleiro de jogo
- 26 cartões de perguntas
- 10 cartões de desafios
- 2 figuras (nuvens roxa e azul)
Número de equipas: 2
Número mínimo de jogadores por equipa: 2
Objetivo do jogo:
As duas equipas têm de responder a perguntas e completar desafios sobre a temática da poluição do ar (poluentes, fontes de poluição, consequências e medidas de preservação do ar). Ganha a primeira equipa a conseguir mover a sua figura até ao final do tabuleiro de jogo (espaço FIM).
Como jogar:
1. Seleção de figuras: cada equipa escolhe a figura com que vai jogar (nuvem roxa ou nuvem azul).
2. Determinação da primeira equipa: para decidir qual a equipa que joga primeiro, realiza-se o jogo "pedra, papel ou tesoura". A equipa vencedora começa.
3. Leitura da pergunta: um jogador da equipa adversária retira um cartão de perguntas e lê a pergunta em voz alta.
4. Resposta e avanço no tabuleiro:
- Se a equipa que está a jogar responder corretamente, avança um espaço (nuvem) no tabuleiro e passa a vez à outra equipa.
- Se a resposta estiver errada, a equipa não avança no tabuleiro e termina a sua vez.
5. Espaços desafio: quando uma equipa parar num espaço Desafio (nuvens brilhantes), um dos jogadores da equipa deve retirar um cartão de desafio e realizar o desafio proposto.

Fotografias do jogo e peças do jogo: