O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | JogAR – O Jogo do Ar

Escola EB/JI de Navais (Póvoa de Varzim)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Nome(s) e idade(s) do(s) aluno(s):
Turma NA3A (3º ano). Os alunos têm idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos.

Título do jogo:
Acerta para jogar!

Regras do jogo:
Materiais:
- 1 alvo numerado
- 3 bolas
- 12 cartões com perguntas sobre a poluição atmosférica
- 1 cartão com as soluções
O alvo tem casas numeradas (10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100 pontos).
Máximo de jogadores: o jogo pode ser jogado entre 2 jogadores, em dois grupos de três jogadores cada ou em três grupos de dois jogadores cada.
Um aluno serve de júri, para avaliar as respostas dadas.
Instruções do jogo:
- os 12 cartões estão expostos numa superfície plana com as imagens viradas para cima;
- o jogador escolhe um cartão, lê a pergunta em voz alta e dá a resposta (se o jogo for em grupo, pode dialogar com os membros do grupo antes de dar a resposta);
- o júri dá a resposta correta;
- se o jogador acertou, lança a bola ao alvo e ganha os pontos da casa onde acertou com a bola. Se errar, não lança a bola e o jogo passa para o adversário.
- as jogadas têm que ser alternadas entre os grupos, ou entre os jogadores (caso sejam só dois).
- ganha o jogo o jogador ou o grupo que conseguir mais pontos no alvo.
- em caso de empate, colocam-se novamente os 12 cartões e cada jogador/grupo, vai retirando nova pergunta e o jogo acaba quando um deles errar.
Descrição do projeto:
O jogo foi inspirado no jogo tradicional das setas, já existente na sala de aula e que permitiu anteriormente trabalhar a matemática (cálculo).
O desafio foi feito aos alunos, que de forma muito ativa idealizaram a adaptação do jogo tradicional a este tema, escolheram os materiais, pesquisaram imagens e definiram as regras. É um jogo bastante fácil de transportar e de fácil compreensão.
A turma partilhou o jogo com as restantes turmas do estabelecimento de ensino, permitindo momentos agradáveis de convívio e de ensino/aprendizagem entre os alunos.

Fotografias do jogo e peças do jogo: