O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
19 e 20

Título do cartaz:
ManifestAR

Frases do cartaz:
• REDUÇÃO DO USO DE VEÍCULOS
Incentivar o uso de transportes públicos, bicicletas ou caminhadas para reduzir a emissão de poluentes atmosféricos.
• USAR PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Fazer programas de reciclagem, de compostagem e redução do consumo de energia para assim diminuir a pegada de carbono da escola e da nossa comunidade.
• PLANTAR ÁRVORES
Fazer atividades de plantio em áreas verdes para melhorar a qualidade do ar e proporcionar mais oxigênio para a comunidade.
• CONTROLAR AS EMISSÕES
Continuar com os equipamentos de aquecimento e refrigeração, utilizar tecnologias mais eficientes para reduzir as emissões de poluentes atmosféricos.
• EFEITOS DA POLUIÇÃO DO AR
Realizar palestras de sensibilização e educação ambiental para conscientizar a comunidade sobre efeitos da poluição do ar e a importância da sua redução.
• REDUZIR O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS
Evitar o uso dos produtos químicos, como pesticidas e produtos de limpeza agressivos, já que os mesmos libertam substâncias químicas para o ar.

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
O cartaz construído corresponde a um “Eco-Código”, onde são identificadas, através de frases, as atitudes e comportamentos individuais e coletivos que contribuem para a melhoria da qualidade do ar na escola e na sua envolvente. No presente ano letivo tivemos formação sobre infográficos, a cargo do Professor João Baptista, da ARDITI, e aprendemos a trabalhar com o aplicativo canva. Consideramos que seria uma boa opção para fazer a montagem do nosso cartaz.
Para além do cartaz, elaboramos 12 marcadores de livro diferentes. Aproveitamos a colaboração dos colegas de turma que sugeriram frases, das quais foram selecionadas seis. Esta atividade decorreu no dia 20 de fevereiro. Criámos também outros 11 tipos diferentes de marcadores, com dados informativos sobre a realidade da qualidade do ar e os seus efeitos no Mundo, na Europa e em Portugal.
Entre os dias 9 e 10 de abril fizemos a colagem, recorte e a plastificação dos marcadores e do cartaz.
Escolhemos o dia 12 de abril para dar a conhecer o ManilestAR e restante material de divulgação, pela pertinência da data - Dia Nacional do Ar. O local escolhido para expor o cartaz também foi pensado, o corredor da entrada principal da escola, de modo que a informação chegasse ao maior número de pessoas da comunidade escolar. Complementamos a nossa ação com a projeção de um vídeo da Eco-Escolas sobre a Qualidade do Ar, que esteve em modo contínuo, enquanto interagíamos com os transeuntes, prestando esclarecimentos sobre a importância de uma boa qualidade do ar e distribuindo os marcadores de livro, aos que participavam no nosso jogo do Ar que também foi dado a conhecer, nesse dia.
Nesse mesmo dia foi feita uma notícia para o diário online Funchal Notícias, com o título: Literacia do ar mobiliza estudantes do curso técnico do ambiente no Liceu

Evidências das ações/materiais: