O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
11 e 12 anos

Título do cartaz:
M A N I F E S T AR

Frases do cartaz:
"O ar é de todos!"
"Escolhe ir a pé ou de bicicleta se as distâncias são curtas."
"Opta por ter energia em casa com origem em fontes renováveis, como a energia eólica e hidráulica."
"Reduz o lixo que produzes."
"Vamos ajudar o planeta!"
"Usa mais transportes públicos."
"Atenção! Ajuda o ambiente que o tempo está a acabar."
"Ter ar puro é bom."
"Ar sem poluição."
"Sem ar não há vida."
"Eco-Escola ajuda o nosso planeta!"

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
No Dia do Agrupamento, os alunos participantes apresentaram o Desafio "ManifestAR - Manifesto pelo Ar” à comunidade educativa e realizaram diversas atividades para promover a proteção do recurso Ar através da educação sobre o tema e consequente capacitação para a mudança de comportamentos. A divulgação e sensibilização foi efetivada, junto da comunidade escolar, pela exposição e apresentação de um cartaz, em que os alunos participantes esclareceram os visitantes. Também, foi uma forma de mostrarmos algum do trabalho de sensibilização ambiental que realizamos a alunos e professores estrangeiros, no âmbito do projeto Erasmus. Para que a mensagem chegasse ao maior número de pessoas possível, os alunos participantes produziram o Kahoot "ManifestAR", lançaram o desafio e foram muitos os que quiseram participar. Os prémios atribuídos aos três vencedores foram ícones desenhados pelos alunos e feitos na impressora 3D da nossa escola.

Evidências das ações/materiais: