O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
11, 12 e 13 anos

Título do cartaz:
Uma árvore num franco, não cria raízes.

Frases do cartaz:
STOP desflorestação;
Plantar mais árvores;
Fazer uma boa reciclagem;
Não deitar lixo para o chão;
Não fazer incêndios;
Atenção com as queimadas;
Utilizar recursos naturais;
Troca o carro pela bicicleta, trotinete, transportes públicos ou até mesmo andar a pé, se não for muito longe;
Colocar filtração de ar nas fábricas.

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Planeamento/esboço para o Cartaz.

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
Realização de pesquisa digital sobre os principais poluentes atmosféricos que afetam o nosso ar e a nossa saúde.
Após pesquisa, fizemos um esboço/planeamento para a construção do nosso cartaz, as certezas do que se deve fazer e alterar são claras. O foco está na árvore, elemento que nos dá o ar - oxigênio. Mas guarda-lo no frasco? Será certo? O ar não acaba? Depois, no lado direito temos as boas práticas, e no lado esquerdo o que é preciso mudar.
Foi realizada sessões flash, pelas alunas do clube Eco-Escolas, com o objetivo e informar e educar os alunos sobre os impatos da poluição atmosférica e promover hábitos mais sustentáveis.
O cartaz está exposto na entrada do colégio.
Objetivo: Fazer a diferença e garantir raízes mais saudáveis e sustentáveis para todos.

Evidências das ações/materiais:

Sessões flash