O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Guilherme Santos, 14 anos; Eva Oliveira, 14 anos; Miguel Henriques, 13 anos; Núria Mateus, 14 anos.

Título do cartaz:
O ar que respiramos, pode ser melhor!

Frases do cartaz:
Reduzir o uso de veículos particulares
Usar energias renováveis
Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Não utilizar fertilizantes e adubos químicos
Plantar árvores
Evitar fazer queimadas

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
No contexto atual, a poluição atmosférica tornou-se uma preocupação global. Conscientes da importância deste tema, os alunos das duas do 8º ano uniram-se num projeto interdisciplinar e de grupo intitulado "O Ar que Eu Respiro". Este projeto visava não apenas compreender os impactos da poluição atmosférica, mas também encontrar soluções e promover a sensibilização da comunidade educativa.
Os alunos do 8º ano do CED NSC propuseram-se a concorrer aos desafios do programa eco-escolas:
• Painel QualAR
• JogAR – Jogo do Ar
• ManifestAR – Manifesto pelo Ar
As turmas foram divididas em grupos de 4/5 alunos, cada grupo elaborou um jogo e um manifesto pelo ar. Foram votados os melhores trabalhos para submeter a concurso. O manifesto foi construído com a aplicação Canva.
Este projeto teve uma abordagem interdisciplinar, os alunos não se limitaram a estudar a poluição atmosférica apenas nas aulas de Ciências naturais; pelo contrário, integraram conhecimentos de diversas disciplinas, em Físico-química perceberam as reações químicas envolvidas na atmosfera, a Matemática foi utilizada para analisar dados e construir gráficos, a Geografia ajudou a compreender os padrões de dispersão dos poluentes na atmosfera e a avaliar a poluição através de imagens de satélite, o Português foi utilizado para a criação dos manifestos e das questões dos jogos, a Educação Visual contribuiu com a elaboração do painel e as TIC na criação de jogos digitais e infográficos.
Ao longo do projeto "O Ar que Eu Respiro", os alunos não só adquiriram um entendimento mais profundo da poluição atmosférica, mas também se tornaram cidadãos ecologicamente mais informados e proativos. O manifesto foi enviado por mail à comunidade educativa e está afixado junto do painel QualAR e na portaria, os alunos apresentaram o seu cartaz nas aulas de cidadania dos 7º anos, também foi publicado no blogue dos Guardiões do Ambiente (https://guardioesambiente.blogspot.com/2024/05/projeto-o-ar-que-eu-respiro.html).

Evidências das ações/materiais: