O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
15 anos_10ºB_FQ_Prof. Sara Teixeira

Título do cartaz:
Entre o Calor e o Caos: O Papel do Efeito Estufa no Nosso Planeta

Frases do cartaz:
Alguns gases poluem a atmosfera provocando o efeito de estufa, como por exemplo, o CO2. Nesta atividade estudamos o efeito da presença de CO2 na variação da temperatura da atmosfera.
Através desta atividade experimental podemos concluir que a presença do CO2 na atmosfera tem um efeito significativo na variação da temperatura. O CO2 é um dos principais gases de efeito estufa, o que significa que ele absorve e reemite parte da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra. Esse processo, conhecido como efeito estufa, é essencial para manter a temperatura da Terra em níveis habitáveis.

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
Ações de divulgação e sensibilização da comunidade escolar:
1ºP: Os alunos em trabalho colaborativo estudaram as propriedades periódicas da Tabela Periódica, nomeadamente a variação do raio atómico e a energia de ionização. A propósito dos resultados e conclusões do trabalho colaborativo, os alunos desenvolveram trabalhos através da metodologia Hands On, onde evidenciaram, à escala, a variação das propriedades referidas ao longo do grupo e do período, reaproveitando materiais e comemorando a época natalícia - exposição dos trabalhos no Bloco B.
2ºP e 3ºP: Pesquisa; atividade laboratorial; elaboração do infográfico ou poster científico ou vídeo; apresentação dos trabalhos na turma; Elaboração de um poster final, com contributo de todos os trabalhos desenvolvidos.
Materiais:
- Guião orientador entregue aos alunos (não foi possível submeter o documento na plataforma).
- Exposição dos cartazes (fotografias);
- Apresentação dos trabalhos (fotografias).

Evidências das ações/materiais: