O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Entre 15 e 16 anos

Título do cartaz:
Quanto menos melhor!

Frases do cartaz:
Partilha o transporte e usa transportes públicos.
Faz as pequenas deslocações a pé.
Faz manutenções regulares ao automóvel.
Planta árvores.
Faz uma condução eficiente.
Desliga o motor do carro quando estacionado.
Reduz o consumo de carne e laticínios.

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
Os alunos construíram colaborativamente no Canva um cartaz e dois marcadores de livros que na prática deram origem a um marcador de livro com uma frase num lado e outra no outro lado. Os alunos reuniram também previamente com o Vereador Rui Pereira da CMB para divulgar o seu projeto e para solicitar apoio.
No dia 8 de maio os alunos afixaram o cartaz e distribuíram os marcadores de livros aos encarregados de educação que aguardavam no carro. Neste dia foi ainda reforçada nas salas de aula a sinalética para desligar luzes e projetores, quando não estão a ser usados. As turmas 10.º A e 10.º B tiveram também a oportunidade de participar numa sessão sobre a energia e mobilidade sustentável, dinamizada pelo Vereador Rui Pereira e pela Engenheira Susana Camacho da S.Energia, na qual foram abordados alguns tópicos como, por exemplo, a importância dos transportes públicos no Barreiro, o efeito estufa e o modo como reduzir o consumo de energia. Este projeto foi inserido num mais abrangente que foi o Movimento Twist.

Evidências das ações/materiais: