O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
A maioria dos alunos tem 13 anos

Título do cartaz:
Somos também Ar!

Frases do cartaz:
Reduzir, reciclar e reutilizar para salvar o ar!
Para o teu planeta cuidar, deves plantar!
Criar para a qualidade do ar recuperar.
Para purificar o ar, energias renováveis devemos usar!
Menor emissão, menor poluição!
Junta Auto ao teu Carro!

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
Materiais: Guaches, caixas e cola.
O cartaz manifestAR foi desenvolvido tendo por base um DAC realizado na turma do 8º B, envolvendo a disciplina de Educação Visual, onde foram criadas imagens, utilizando a técnica de guache, que representam ar limpo e ar poluído. As imagens foram organizadas e montadas em suporte sólido. Posteriormente, na disciplina de Ciências Físico Naturais, quando foi abordada a temática das reações de combustão e as suas consequências, foram encontradas algumas formas de minimizar os efeitos provocados pela poluição, tendo sido solicitado aos alunos algumas frases para a elaboração do cartaz, assim como algumas propostas de título para o mesmo.
Em seguida, com a colaboração das professoras de Educação Visual foi montado o cartaz tridimensional.
O cartaz foi colocado junto da Biblioteca Escolar.
Por último, o delegado ambiental do 8º F, elaborou marcadores de livros utilizando o Canva com situações concretas que podem ou não fazer a diferença para a melhoria da qualidade do nosso ar. Este material ficou junto do cartaz.
A ação de sensibilização decorreu junto do cartaz com duas alunas da turma. Explicaram a importância da qualidade do ar e deram à comunidade escolar marcadores com ações positivas e negativas relacionado com a melhoria da qualidade do ar

Evidências das ações/materiais: