O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
O desafio “ManifestAR – Manifesto pelo Ar” envolveu alunos de três turmas de 8º ano,
sendo que a idade média dos alunos é de 14 anos.

Título do cartaz:
Juntos por um ar melhor! Atitudes que fazem a diferença.

Frases do cartaz:
- Criar espaços verdes, como jardins e hortas.
- Optar por transportes sustentáveis, como os transportes públicos e a bicicleta.
- Evitar o desperdício energético, desligando as luzes quando não são necessárias.
- Reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos.
- Utilizar fontes de energia renováveis, como a energia solar.
- Prevenir incêndios, não efetuando fogueiras ou queimadas.

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
Após realizarem uma pesquisa sobre a poluição do ar (poluentes, fontes de poluição, consequências e medidas de preservação do ar), os alunos, organizados em pequenos grupos, elaboraram materiais de sensibilização para utilizar no Manifesto pelo Ar. Criaram cartazes, folhetos e pequenos vídeos (ex:
https://drive.google.com/file/d/1N8b83LRMHULM2DOrtLiPCQgqfa7bLq_i/view?usp=drive_link). Posteriormente, foram selecionados os oito melhores trabalhos, os quais foram utilizados para realizar a campanha de sensibilização no pátio da escola. Com o intuito de suscitar curiosidade, estes trabalhos foram apresentados sob a forma de códigos QR. Desta forma, a comunidade escolar, ao ler os códigos QR e ao visualizar os trabalhos elaborados, ficou sensibilizada para a importância de preservarmos um
bem tão precioso: o ar.

Evidências das ações/materiais: