O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola Básica Vila d'Este (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Entre os 10 e 14 anos

Título do cartaz:
Comportamentos corretos para a melhoria da qualidade do AR

Frases do cartaz:
- Evitar a desflorestação desnecessária e não provocar incêndios.
- Criar parques e jardins, pois as plantas contribuem para melhorar a qualidade do ar.
- Não deitar lixo a céu aberto. Colocar antes em contentores/ecopontos próprios.
- Incentivar o uso de transportes públicos, optar pelos menos poluentes, andar de bicicleta ou a pé sempre que possível.
- Devemos cuidar do ar e assim cuidar do nosso planeta.
- Prevenir os incêndios e reflorestar as áreas ardidas.
- Não utilizar fertilizantes e outros químicos. Preferir os produtos naturais.
- Não fumar nos locais fechados e públicos, porque polui o ar e provoca doenças respiratórias.
- Regulamentar as atividades que libertem poluentes atmosféricos. Optar por energias renováveis e limpas.

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
A atividade foi desenvolvida por vários alunos das turmas de 5.º ano de escolaridade e contou com a colaboração das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica e TIC.
Numa primeira fase, que decorreu no início do 2.º semestre, os alunos foram motivados a participar no desafio “Manifestar” e a colaborar na realização do cartaz sobre os comportamentos corretos para melhorar a qualidade do ar.
Para tal, os alunos começaram por pesquisar, lendo e recolhendo informação no seu manual e na internet ou outro, sobre as principais substâncias poluentes, as suas fontes e as consequências para o planeta, bem como as medidas para melhorar a qualidade do ar.
Seguidamente, foi solicitado aos alunos para individualmente ou em grupo, escreverem uma frase sobre os comportamentos corretos a ter em conta, para melhorar a qualidade do ar na escola e na sua zona envolvente. Pretendia-se com isto que conseguissem selecionar a informação mais relevante a transmitir à comunidade.
A seguir, nas aulas de Ciências, selecionaram-se as frases a ser colocadas no cartaz, sendo depois também solicitado aos alunos que novamente, individualmente ou em grupo, ilustrassem uma das frases a seu gosto. Foram escolhidos os trabalhos que melhor ilustraram cada frase selecionada. Estes trabalhos fizeram parte da exposição do Eco Escolas, que decorreu na semana de 18 a 22 de março.
Findo este processo, passou-se à fase do projeto e de construção do cartaz. O projeto do cartaz foi, numa primeira fase, feito em Word, sendo para o efeito, digitalizados os desenhos, que foram projetados no quadro e decalcados, bem como as frases, para papel de cenário pelos alunos.
O processo de criação e construção do cartaz durou até maio e foi afixado, no átrio da escola, junto do placard do Eco Escolas, local onde diariamente passam alunos, funcionários e docentes da escola, bem como os pais, durante atividades para as quais são convidados, como por exemplo, o "Dia da Interculturalidade" e reuniões, etc.
De forma a sensibilizar um maior número de pessoas para as questões relacionadas com a qualidade do ar e assim promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar, foi elaborado pelos mesmos alunos nas aulas de TIC marcadores de livros que os alunos levaram para distribuir, e um vídeo que será colocado no site do agrupamento.
Os alunos sentiram-se envolvidos e motivados durante a realização do referido cartaz, que despertou muita curiosidade e interesse de toda a comunidade educativa.

Evidências das ações/materiais: