O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

Escola Básica e Secundária D. Sancho II Alijó (Alijó)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
14 - 15 anos

Título do cartaz:
Uso de pesticidas, herbicidas, agroquímicos e fertilizantes

Frases do cartaz:
Os pesticidas são substâncias utilizadas para proteger as plantas contra pestes.
Consequências: Contaminação dos alimentos. | Contaminação do solo e da água. | Intoxicação e morte dos agricultores. | Redução da biodiversidade (destruição de plantas e organismos não-alvo).
Medidas de Mitigação: Utilização de pesticidas feitos com organismos naturais (biopesticidas). | Investir em produtos menos tóxicos. | Informar agricultores sobre os riscos e benefícios do uso de pesticidas. | Uso de drones e sensores para minimizar o desperdício e a contaminação.

Cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais/ações de divulgação e sensibilização na comunidade escolar:
O trabalho iniciou-se com a abordagem teórica aos principais problemas de poluição atmosférica da região, as suas causas, as suas consequências e respetivas medidas de mitigação desses problemas.
Abordados os problemas, pediu-se aos alunos que elaborassem um trabalho feito em software próprio onde podiam optar por um cartaz, folheto ou separador de livro, onde constasse um dos principais problemas de poluição atmosférica da região, que alertasse a comunidade para esses problemas e propusesse soluções para diminuir essa poluição.
No final, os trabalhos foram expostos nos átrios da escola, onde, para além dos alunos, toda a comunidade tem acesso.
Os trabalhos foram realizados em pares, nas aulas de Geografia, de onde resultaram inúmero trabalhos. A impressão e exposição foi realizada com recurso a impressão em formato A3, ocupando várias paredes e demais espaços em átrios escolares. Foram realizados cerca de 10 trabalhos, todos eles com qualidade estética e científica bastante bons.

Evidências das ações/materiais: