O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Os alunos idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos.

Fotografias que evidenciem o Desenho:

Memória descritiva:
À semelhança do ano letivo anterior, a turma FER3 (este ano do 4º ano) propôs-se estudar o ar da região oeste.
O ano letivo passado, a estação que mede os poluentes estava localizado em Peniche, mas este ano encontra-se situado na vila da Lourinhã.
Todos os meses, os alunos retiraram dados de 2 dias, tendo sido escolhido um dia de semana útil e outro ao fim de semana.
No mês de maio, os alunos da turma, em grande grupo decidiram como construir o infográfico para mostrar os valores.
Como símbolo da legenda elegeram o dinossauro, porque a Lourinhã é conhecida pela terra dos dinossauros devido ao facto de estar comprovada a sua existência nesta região e haver o museu dos dinossauros.
Em 2 pequenos grupos construíram os gráficos.
Posteriormente à construção do infográfico, os alunos analisaram os dados.
Os alunos pesquisaram ainda o tipo de poluentes existentes e o seu significado.
No projeto estiveram envolvidos 20 alunos do 4º ano, e para além da professora titular de turma, também participou na atividade de construção do infográfico, a professora de coadjuvação da disciplina de Matemática.
O envolvimento dos alunos incidiu na pesquisa da informação tendo recorrido ao computador com internet e registo das informações numa folha para posterior construção do infográfico e análise das mesmas.
Esta atividade foi apresentada pelos representantes Eco-Escolas no 2º conselho Eco-Escolas da EB de Ferrel.
Posteriormente foi publicada nas redes sociais para conhecimento da comunidade educativa.