Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
										Idade(s) do(s) aluno(s):
11-13 anos
                                    
Fotografias que evidenciem o Cartaz:
										Memória descritiva:
Os objetivos e as orientações para a construção do painel QualAR, foram apresentados aos alunos dos vários grupos, nas sessões do Eco-Escolas. Um dos grupos mostrou-se particularmente interessado e tomou a iniciativa de avançar com um conjunto de propostas, as quais incluíram a representação do sistema respiratório humano com recurso a materiais reutilizados (com exceção de colas e tintas), nomeadamente:  
a)	No título foi usado cartão para as letras maiúsculas (“O ar que respiramos”); 
b)	Círculos de cartão pintados representavam os poluentes (SO2, NOx, PM2.5, PM10, CO2, O3) e gases atmosféricos (CO2, O2, N2); 
c)	Máscara para representar o rosto humano (cabeça) e as narinas; 
d)	Rede cosida em torno de um balão e tratada com cola branca para lhe dar a forma dos pulmões; 
e)	Arame para ligar os “pulmões” à “cabeça”; 
f)	Tampas de plástico que representavam os poluentes (SO2, NOx, PM2.5, PM10, CO2, O3) e gases atmosféricos (CO2, O2, N2), os quais estavam identificados através da fórmula molecular e que constam da lista de parâmetros de avaliação da qualidade do ar (QualAR); 
g)	Fios brancos que suspendiam a partir do teto os gases e poluentes representando a atmosfera que nos envolve; 
h)	Fios brancos que suspendiam os gases e poluentes a partir dos “narizes” representando a inspiração daquelas substâncias a partir a atmosfera que nos envolve; 
i)	Tabelas com os dados da avaliação da qualidade do ar (PM2,5 e PM10) de duas semanas (fim de março e de abril, 2023 e de 2024), obtidas através quer do sensor de partículas instalado na escola. 
Para divulgação do painel, foi escolhido um local na Sala de Convívio, com boa visibilidade e habitualmente utilizado para as exposições (possui iluminação na parte superior). Na montagem do painel participaram vários dos grupos do Eco-Escolas. Paralelamente, também se efetuou a divulgação através das redes sociais do Eco-Terruginha. 
Paralelamente, em algumas das turmas de 8º ano, os/as alunos/as realizaram uma atividade prática com base num V de Gowin "Como avaliar a qualidade do ar na escola quanto à poluição causada por partículas?" recorrendo à aplicação “Particulate Matter App”, com a qual acederam aos dados obtidos no sensor instalado na escola (aquando do lançamento do desafio da ABAE – painel ClimAR em 2020/2021). Para esta atividade prática os/as alunos/as também tiveram de aceder quer ao site “QualAR e MAPeAR na Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos” (em permanente atualização desde 2021/2022).
                                    
 
                    