O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
11-13 anos

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
Os objetivos e as orientações para a construção do painel QualAR, foram apresentados aos alunos dos vários grupos, nas sessões do Eco-Escolas. Um dos grupos mostrou-se particularmente interessado e tomou a iniciativa de avançar com um conjunto de propostas, as quais incluíram a representação do sistema respiratório humano com recurso a materiais reutilizados (com exceção de colas e tintas), nomeadamente:
a) No título foi usado cartão para as letras maiúsculas (“O ar que respiramos”);
b) Círculos de cartão pintados representavam os poluentes (SO2, NOx, PM2.5, PM10, CO2, O3) e gases atmosféricos (CO2, O2, N2);
c) Máscara para representar o rosto humano (cabeça) e as narinas;
d) Rede cosida em torno de um balão e tratada com cola branca para lhe dar a forma dos pulmões;
e) Arame para ligar os “pulmões” à “cabeça”;
f) Tampas de plástico que representavam os poluentes (SO2, NOx, PM2.5, PM10, CO2, O3) e gases atmosféricos (CO2, O2, N2), os quais estavam identificados através da fórmula molecular e que constam da lista de parâmetros de avaliação da qualidade do ar (QualAR);
g) Fios brancos que suspendiam a partir do teto os gases e poluentes representando a atmosfera que nos envolve;
h) Fios brancos que suspendiam os gases e poluentes a partir dos “narizes” representando a inspiração daquelas substâncias a partir a atmosfera que nos envolve;
i) Tabelas com os dados da avaliação da qualidade do ar (PM2,5 e PM10) de duas semanas (fim de março e de abril, 2023 e de 2024), obtidas através quer do sensor de partículas instalado na escola.
Para divulgação do painel, foi escolhido um local na Sala de Convívio, com boa visibilidade e habitualmente utilizado para as exposições (possui iluminação na parte superior). Na montagem do painel participaram vários dos grupos do Eco-Escolas. Paralelamente, também se efetuou a divulgação através das redes sociais do Eco-Terruginha.
Paralelamente, em algumas das turmas de 8º ano, os/as alunos/as realizaram uma atividade prática com base num V de Gowin "Como avaliar a qualidade do ar na escola quanto à poluição causada por partículas?" recorrendo à aplicação “Particulate Matter App”, com a qual acederam aos dados obtidos no sensor instalado na escola (aquando do lançamento do desafio da ABAE – painel ClimAR em 2020/2021). Para esta atividade prática os/as alunos/as também tiveram de aceder quer ao site “QualAR e MAPeAR na Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos” (em permanente atualização desde 2021/2022).