O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
19 e 20

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
Memoria descritiva- “Painel ClimAR- Índice da Qualidade do Ar”
A minha colega Lara Ferreira e eu Lara Santos, alunas do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 da turma CEF6C1 da escola secundária Jaime Moniz, elaboramos um painel intitulado “Painel ClimAR- Índice da Qualidade do Ar” para submetermos para o desafio “Painel QualAR”, do Programa Eco-Escolas, no Âmbito do projeto “O Ar que respiro”.
A atividade iniciou-se com a instalação do aplicativo QualAr no PC e telemóveis, para podermos consultar os dados das 3 estações fixas de monitorização do ar da Ilha da Madeira (Santana, São Gonçalo e São João). De acordo com o que é solicitado no desafio deveríamos analisar os dados respeitantes a 2023. Na verdade, na plataforma QualAr esses dados não existem, para nenhuma das estações de monitorização do ar do Território Nacional. Por isso, decidimos analisar os dados do ano 2022.
O índice de qualidade do ar (IQar) é uma ferramenta que permite uma classificação simples, e compreensível do estado da qualidade do ar, com 5 cores: verde claro, verde, amarelo, laranja e vermelho, que representam o IQar de muito bom, bom, médio, fraco e mau, respetivamente.
Este índice foi desenvolvido para poder traduzir a qualidade do ar, especialmente das aglomerações, mas também de algumas áreas industriais e cidades. O índice de qualidade do ar para a proteção da saúde humana é calculado a partir de valores médios de concentração dos seguintes poluentes:
Dióxido de azoto (NO2) – médias horárias
Dióxido de enxofre (SO2) – médias horárias
Ozono (O3) – médias de 8 horas consecutivas
Monóxido de carbono (CO) – médias de 8 horas consecutivas
Partículas inaláveis (PM10) – média diária
Com base nos valores máximos obtidos na estação de medição, é calculada, para cada poluente, a média aritmética. Esta média calculada para cada poluente é analisada à luz de uma matriz de classificação associada a uma escala de cores de forma a definir um gradiente de afetação sobre a população, resultante da degradação da qualidade do ar, por intermédio da ação individual de cada poluente. O IQar é definido a partir da pior das qualificações entre os poluentes considerados.
No início de 2019 efetuou-se uma revisão da metodologia de cálculo do índice, que passou a considerar valores mais restritivos em alguns intervalos das respetivas classes, decorrente do conhecimento mais aprofundado dos efeitos dos poluentes na saúde e da alteração do referencial para os valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Consultando os dados de 2022, para cada estação da ilha da Madeira, obtivemos o valor médio anual para cada poluente monitorizado.
Constatamos que, de acordo com os valores médios anuais das 3 estações (Santana, São Gonçalo e São João) e no que concerne a cada um dos poluentes, os seguintes valores: 2,15 µg/m3 de Dióxido de Enxofre, 18,83 µg/m3 de PM10, 77,6 µg/m3 de Ozono, 14,1 µg/m3 de Dióxido de Azoto e 5,1 µg/m3 de PM 2.5, o IQar anual foi bom.
Escolhemos fazer a representação gráfica da Qualidade do Ar de dois dias do ano 2022: 2 de janeiro e 4 de outubro para representar no nosso “Painel ClimAR- Índice da Qualidade do Ar”. No primeiro dia o IQar foi bom, já no dia 4 de outubro o IQar foi Mau, com cerca de 237,7 µg/m3 de PM10 e 52,8 µg/m3 de PM2.5. Estes valores excessivos de material particulado podem ter sido resultado da passagem de uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão, que se encontra reportado no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os dados também foram registados pelo sensor do Projeto MapeAr, que se encontra instalado na nossa escola desde abril de 2019.
Analisados os dados e escolhidos os dias a representar, passámos à preparação dos materiais: cartolinas, tintas, tesoura, cola, algodão e cartão para a realização do nosso painel.
Entre os dias 8 e 13 de maio fizemos os moldes, recortámos o cartão e pintamos com tinta.
No dia 13 de maio finalizámos o nosso painel com a colagem dos cartões na cartolina e escrevemos a respetiva informação, por fim dia 14 de maio terminamos a nossa atividade afixando-a na vitrina no corredor de passagem do 4º piso, próximo da nossa sala de aula.