O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
11 e 12

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
O desafio “Painel QualAR” foi apresentado aos alunos, assim como o portal QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente e, desde logo, o lema “A nossa Escola, a nossa Comunidade, o nosso AR!!” foi adotado.
De janeiro a maio, os alunos duas vezes por mês, identificaram e monitorizaram os níveis de poluição atmosférica, relativamente à quantidade, em microgramas, das partículas PM10 e dióxido de azoto (NO2) da área envolvente à escola. Os dados para a elaboração do gráfico de linhas foram consultados na aplicação QualAR, Estação de medição - D. Manuel II -Vermoim Maia, Tipo - Tráfego e Área - Urbana.
Os alunos elaboraram o painel, utilizando várias técnicas de expressão visual, para comunicar e informar sobre a qualidade do ar na comunidade local e as principais conclusões da análise dessa informação, através de uma representação essencialmente gráfica e simbólica.
No Dia das Eco-Escolas, os alunos colocaram o painel no expositor à entrada da escola e apresentaram à comunidade educativa o seu trabalho.