O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Colégio Alfacoop (Braga)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
A idade dos alunos é em média 10 anos (quinto ano de escolaridade).

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
O trabalho foi elaborado, em grupos de alunos, pelas turmas do quinto ano de escolaridade como avaliação do conteúdo referente à Qualidade do ar.
Foi utilizada a ferramenta de design gráfico Canva para a elaboração do Painel.
Os dados foram sendo recolhidos, no decurso das aulas de Ciências Naturais, ao longo dos meses em estudo em https://qualar.apambiente.pt/indices. Os alunos decidiram estudar a qualidade do ar perto de onde vivem, pelo que escolheram a estação de Frossos, a professora propôs estudarem também a estação de Mindelo em Vila do Conde por ser mais litoral e local de férias de alguns deles!
Cada grupo apresentou o seu Painel à turma, analisando e discutindo os dados obtidos, referindo-se a alguns dos poluentes constantes no índice de qualidade do ar, bem como às consequências para a saúde humana e ambiente. Na parte de baixo do Painel, apresentam-se medidas práticas que devemos implementar para melhorar a qualidade do ar. Desta forma, abordaram-se este conteúdos de forma mais lúdica mas mais significativa para a maior parte dos alunos.
Findo este processo, foi selecionado (por todos) o design vencedor bem como as informações a colocar no Painel final que foi impresso.