O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
Dos 18 aos 23 anos

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, a atividade Painel QualAr do projeto “O ar que eu respiro” foi um dos desafios selecionados dentro da temática do ar, estando preconizada no plano de ação da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|P.PORTO) para o presente ano letivo (2023/24). O objetivo desta atividade consistiu no levantamento de informação sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a nossa instituição (ESS|P.PORTO). Os dados para a elaboração do painel foram consultados na aplicação QualAR - Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente.
A abordagem utilizada para dar resposta a este desafio passou, numa primeira fase, pela recolha dos dados da qualidade do ar no concelho do Porto. Para o efeito selecionou-se a estação de medição Francisco de Sá Carneiro – Campanha, uma vez que é a estação mais próxima da ESS|P.PORTO. A recolha da informação foi realizada diariamente entre os meses de julho e dezembro de 2023. Para a elaboração do painel foi recolhida informação sobre:
1. A concentração dos poluentes partículas em suspensão PM10 e de dióxido de azoto (NO2);
2. O Índice de Qualidade do Ar (IQAr);
3. Os efeitos na saúde da exposição a uma má qualidade do ar, bem como exemplos de ações que podem ser adotadas para contribuir para a um aboa qualidade do ar.
O painel elaborado foi divulgado na instituição através de projeção em local apropriado. A escolha desta forma de divulgação teve como principal objetivo reduzir a produção de resíduos na elaboração de um poster em formato físico. Participaram nesta atividade 8 estudantes, 5 dos quais pertencentes ao Conselho Eco-Escolas. A idade dos estudantes variou entre 18 e 23 anos.