O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
35 alunos de duas turmas do 8º ano, com média de idade de 14 anos

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
No contexto atual, a poluição atmosférica tornou-se uma preocupação global. Conscientes da importância deste tema, os alunos das duas do 8º ano uniram-se num projeto interdisciplinar e de grupo intitulado "O Ar que Eu Respiro". Este projeto visava não apenas compreender os impactos da poluição atmosférica, mas também encontrar soluções e promover a sensibilização da comunidade educativa.
Os alunos do 8º ano do CED NSC propuseram-se a concorrer aos desafios do programa eco-escolas:
• Painel QualAR
• JogAR – Jogo do Ar
• ManifestAR – Manifesto pelo Ar
As turmas foram divididas em grupos de 4/5 alunos, cada grupo elaborou um jogo e um manifesto pelo ar. Foram votados os melhores trabalhos para submeter a concurso. O painel foi elaborado em conjunto pelas duas turmas e foram utilizados os seguintes materiais:
• papel de cenário;
• cartolinas;
• tesoura;
• canetas:
• lápis de cera.
Este projeto teve uma abordagem interdisciplinar, os alunos não se limitaram a estudar a poluição atmosférica apenas nas aulas de Ciências naturais; pelo contrário, integraram conhecimentos de diversas disciplinas, em Físico-química perceberam as reações químicas envolvidas na atmosfera, a Matemática foi utilizada para analisar dados e construir gráficos, a Geografia ajudou a compreender os padrões de dispersão dos poluentes na atmosfera e a avaliar a poluição através de imagens de satélite, o Português foi utilizado para a criação dos manifestos e das questões dos jogos, a Educação Visual contribuiu com a elaboração do painel e as TIC na criação de jogos digitais e infográficos.
Ao longo do projeto "O Ar que Eu Respiro", os alunos não só adquiriram um entendimento mais profundo da poluição atmosférica, mas também se tornaram cidadãos ecologicamente mais informados e proativos.