O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
20 anos

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
Durante uma reunião dos conselheiros da Eco-Escola, foi questionado aos estudantes conselheiros sobre o interesse em participar no projeto QualAR. Entre os presentes, a estudante Maria João Poiares manifestou interesse e aceitou participar. O convite foi então estendido aos outros estudantes conselheiros via e-mail, que responderam com disponibilidade para colaborações pontuais.
A coordenadora do projeto, professora Olga Valentim, agendou uma reunião com a estudante Maria João em meados de fevereiro para orientá-la sobre os objetivos do projeto e a pesquisa necessária. Maria João utilizou a aplicação QualAR - Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente para realizar uma pesquisa sobre poluentes atmosféricos, seus efeitos na saúde e medidas de prevenção da exposição ao ar poluído. A estudante utilizou a base de dados QualAR para essa pesquisa.
Além disso, através do Portal QualAR, fez um levantamento e análise de informações sobre a qualidade do ar no concelho de Lisboa, focando-se na estação de Entrecampos, onde se localiza a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Polo Calouste Gulbenkian. Inicialmente, a pesquisa abrangeu dados relativos aos meses de 2023, mas por consenso, optou-se por utilizar os dados mais recentes disponíveis sobre o ano atual.
Maria João compilou um documento com as informações para integrar no poster, com a análise supervisionada pela professora Olga Valentim para garantir a relevância dos dados recolhidos. O conteúdo do documento foi refinado através de trocas de e-mails com a professora. Após a decisão sobre o conteúdo final do poster, o título foi ajustado para refletir melhor a informação a ser transmitida sobre a qualidade do ar.
Foi preparada uma representação gráfica do poster, escolhendo-se a mais criativa e atraente, de modo a aumentar a literacia sobre a qualidade do ar junto à comunidade, especialmente entre os estudantes. Na versão final, foi integrada a opinião da coordenadora do programa Eco-Escola sobre o poster como um todo.