O ar que eu respiro | Trabalhos 2024 | Painel QualAR

Escola Básica e Secundária D. Sancho II Alijó (Alijó)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Idade(s) do(s) aluno(s):
14 - 15 anos

Fotografias que evidenciem o Cartaz:

Memória descritiva:
Inicialmente, deu-se conhecimento aos alunos dos principais poluentes atmosféricos. Através do web site da agência portuguesa do ambiente https://qualar.apambiente.pt/ . Explanou-se de que forma podemos explorar, recolher e tratar os dados regionais relativos ao Ozono Troposférico, Dióxido de azoto, Dióxido de nitrogénio, Partículas Partículas 2.5 e 10 µm, existentes nos registos na estação do Douro Norte – Vila Real.
Pediu-se aos alunos que elaborassem cartazes com o tratamento estatístico feito em Excel de cada um dos poluentes nos últimos seis meses, com dois registos mensais. Dessa análise resultaram gráficos incorporados nos cartazes. Os cartazes têm o gráfico com a análise da qualidade do ar, bem como um breve resumo do poluente, dos principais emissores desse poluente e problemas que podem resultar desse poluente.
Os cartazes resultantes da análise à qualidade do ar estão afixados nos átrios da escola, no Mural Eco-Escolas, e principais locais de acesso e passagem da comunidade escolar.