Enquadramento
Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar.
As sarjetas de passeio[1] e sumidouros[2] são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.
Compete às autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.
É neste contexto que a ABAE lança o desafio “O mar começa aqui” a todas as autarquias do país.
Um desafio Eco-Escolas | Autarquias | ABAE
O concretização do projeto implica a conjugação de sinergias entre o Município e Freguesias, as Escolas do concelho nomeadamente as Eco-Escolas e a ABAE. Para que este projeto tenha o efeito de uma campanha impactante na comunidade local e nacional é fundamental o papel de cada um dos envolvidos que se comprometem a pôr em prática as ações inerentes, nomeadamente:
AUTARQUIAS
– Aderem ao projeto dispondo-se a envolver as suas Eco-Escolas (e outras);
– Coordenam o projeto a nível local, responsabilizando-se por toda a logística inerente à sua concretização que articulam com as suas escolas;
– Fornecem os materiais necessários à implementação do projeto sendo responsáveis pela escolha e distribuição dos mesmos.
ESCOLAS
– Aderem ao projeto na plataforma Eco-Escolas, caso o seu município o tenha feito previamente;
– Desenvolvem internamente o processo para seleção de uma imagem que represente a escola;
– Submetem a imagem na plataforma Eco-Escolas até 15 de maio.
– Divulgam o projeto pelos meios ao seu alcance.
No próximo ano letivo:
– Realizam as pinturas, em articulação com a autarquia e a participação dos alunos;
– Enviam para a ABAE uma das pinturas que realizaram nas sarjetas/sumidouros;
ABAE
– Coordena o projeto a nível nacional;
– Fornece 2 stencils dos logótipos (do projeto e Eco-Escolas) a cada município aderente (que deverá fazer circular pelas suas escolas);
– Divulga na página Eco-Escolas e respetivas redes sociais;
– Premeia os melhores trabalhos a nível nacional;
– Disponibiliza apoio para promoção de campanhas/prémios municipais nas redes sociais em articulação com o respetivo município.