2ª Prova Nacional Eco-Cozinheiros decorre a 18 de abril no Porto

Decorre no próximo dia 18 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, a Prova Final dos Eco-Cozinheiros para os escalões C (>15 anos) e D (escolas profissionais).

Esta sucede a prova decorrida na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha), no dia 12 de março, dirigida aos escalões A e B.

As provas Eco-Cozinheiros são realizadas no âmbito do Desafio da Alimentação Saudável e Sustentável, e têm como objetivo incentivar os estudantes a confecionarem refeições saudáveis e sustentáveis. As equipas presentes em prova foram selecionadas pelo júri do projeto (composto por elementos das entidades Jerónimos Martins, Agrobio, ABAAE, Direção-Geral de Educação, Agência Portuguesa do Ambiente, e a nutricionista Patrícia Rodrigues) tendo por base as Eco-Ementas propostas pelas escolas, que são agora desafiados a cozinhar ao vivo.

As provas vão decorrer nos seguintes horários:

Escalão C | Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Porto, – Dia 18 de abril às 9h00
Escalão D | Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Porto – Dia 18 de abril às 14h00

Foram selecionadas as seguintes escolas:

Escalão C (> 15 anos)
Concelho Escola
Velas (R.A. Açores) Escola Básica e Secundária de Velas
Alvaiázere Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira
Fafe Escola Secundária de Fafe
Valongo Escola Secundária de Valongo
Gondomar Universidade Sénior de Rio Tinto
Funchal (R.A. Madeira) Escola Secundária Jaime Moniz

Escalão D (Escolas profissionais)
Concelho Escola
Portimão Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão
Viana do Castelo Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo
Caldas da Rainha Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Porto Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
Abrantes Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes
Entroncamento Escola Profissional Gustave Eiffel

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável é apoiado pela Jerónimos Martins, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral de Educação e a Agrobio. As provas dos Eco-Cozinheiros contam, também, com o apoio das Aromáticas Vivas, Chef Loureiro (Restaurante “A Cozinha”), equipa Bárbara Oliveira Nutrição, Faber-Castell e Leya Educação.