No passado dia 6 de dezembro, o Instituto Politécnico de Setúbal acolheu a Cerimónia “Galardão Eco-Escolas de Ensino Superior e FEE EcoCampus“, um evento organizado em parceria com o Município de Setúbal e o próprio Instituto Politécnico de Setúbal. Este encontro sublinhou o compromisso das Instituições de Ensino Superior (IES) com a sustentabilidade e a integração de práticas ambientais responsáveis nos seus Campi.
Durante a cerimónia, foram reconhecidas as 62 Instituições de Ensino Superior que implementaram com sucesso o Programa Eco-Escolas ao longo do ano letivo de 2023/2024. Destas, 26 IES fazem parte de 16 Campi distinguidos com o título FEE EcoCampus.
Das 62 instituições reconhecidas, 3 destacam-se pelo primeiro reconhecimento Eco-Escolas, refletido na 1.ª bandeira das seguintes instituições:
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego
- Escola Superior de Saúde do Vale do Ave – CESPU
- ISLA Gaia – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia
Também do vasto histórico Eco-Escolas, existem 24 IES com 6 ou mais anos de implementação do Programa Eco-Escolas no Ensino Superior, assim como 5 IES com 10 ou mais anos de implementação deste Programa.
Relativamente aos Campi, foram distinguidos 4 novos campi pela primeira vez como FEE EcoCampus, após demonstrarem um histórico de participação no Programa Eco-Escolas, assim como um conjunto de estratégias alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
As novas IES reconhecidas foram:
- Instituto Politécnico de Tomar
Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT)
Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT) - Instituto Politécnico de Portalegre
Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD)
Escola Superior de Saúde (ESS) - Instituto Politécnico de Portalegre
Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) - Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior
O Galardão Eco-Escolas e FEE EcoCampus reflete um compromisso contínuo com a sustentabilidade, com as IES envolvidas a promoverem ações estruturadas que abrangem todas as instituições do Campus, assegurando um impacto positivo na gestão ambiental e na educação das comunidades académicas. Para consultar a listagem de instituições e Campi reconhecidos até agora, clique aqui.
Parabéns às Eco-Escolas e aos novos EcoCampus por integrarem esta rede de excelência, inspirando a mudança em direção a um futuro mais Sustentável!