O projeto ClimACT pretende apoiar a transição para uma economia de baixo carbono nas escolas. A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que terá seu cargo principalmente a componente de educação para a sustentabilidade, integra o consórcio constituído por nove entidades europeias: o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Edigreen, a ABAE, o CIEMAT, a Universidad de Sevilla, a Université de la Rochelle, a Ville de la Rochelle e a University of Gibraltar.
Será implementado em 35 escolas piloto de Portugal, Espanha, França e Gibraltar, alicerçado em quatro linhas de atuação: (i) desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão que permitirá às escolas aumentar a sua eficiência energética, através da gestão inteligente de recursos, energias renováveis e alteração de comportamentos; (ii) desenvolvimento de modelos de negócio e de novas estratégias de gestão energética para as escolas; (iii) desenvolvimento de ferramentas educacionais para a sensibilização em baixo carbono; e (iv) criação de uma rede temática na região SUDOE para sensibilizar e capacitar as escolas na transição para uma economia de baixo carbono.
O objetivo do programa Interreg SUDOE é promover a cooperação transnacional para resolver problemas comuns às regiões do Sudoeste Europeu, estando o projeto ClimACT inserido no eixo prioritário “Economia de Baixo Teor de Carbono”. Este projeto com a duração de três anos é co-financiado FEDER.
Acompanhe as novidades na página Facebook: Interreg SUDOE ClimACT