ABAE participa na terceira transnational meeting do projeto Island Diversity

A ABAE, no âmbito do Projeto Island Diversity (Idiverse), esteve presente na terceira Transnational Meeting que teve lugar no Funchal, nos dias  29 e 39 de outubro. Esta reunião teve como objetivos consolidar a metodologia a adotar no decorrer do projeto, aprofundar e testar ferramentas (Grasp, Globalab, OSOS) e partilhar boas práticas.

Com base na experiência adquirida através das Eco-Escolas (sobretudo da Madeira e dos Açores), a ABAE tem como missão apoiar na definição e planeamento das atividades a realizar, procurando incorporar e/ou adaptar as ações já realizadas pelas Eco-Escolas para este fim. Compete ainda à ABAE elaborar um guia com a metodologia de trabalho a adotar para a realização dos trilhos pela ciência (roadmap).

O IDiverSE é um projeto Erasmus + dedicado a alunos e professores do ensino Básico e Secundário (incluindo, contudo, componentes adaptáveis a qualquer idade e nível de ensino) que junta diversas metodologias inovadoras, tais como o Design Thinking, a Aprendizagem Baseada no Inquiry, a Interdisciplinaridade, a Personal Geography e a avaliação das competências do Séc. XXI.

Os alunos irão percorrer diversas atividades que integrarão todas estas componentes numa abordagem holística dos conteúdos curriculares e estabelecendo um contacto próximo com as suas comunidades tornando o seu trabalho útil, importante e reconhecido. Em cada atividade os alunos irão ainda encontrar a possibilidade de colaborar e comunicar com alunos de diferentes ilhas do planeta, ganhando consciência para problemas relevantes a nível local e global.

O projeto culminará na criação de um Trilho da Ciência, um caminho físico com diversas estações, ou paragens, criados pelos alunos, que visam a consciencialização para tópicos relevantes no âmbito da ciência, cultura local, economia e aspectos sociais da sua comunidade. Os temas das estações serão escolhidos com base em questões locais ou globais que sejam identificadas pelos alunos como pertinentes para o seu contexto.

Mais informações sobre o Idiverse aqui