Brigada #AMARoMAR na Praia das Maçãs a 6 de junho

No dia 6 de junho, a equipa da ABAE/Eco-Escolas dinamizou uma ação de limpeza de praia no âmbito da Brigada #AMARoMAR, acompanhando a Escola EB/JI de Linhó numa limpeza que teve lugar na praia das Maçãs, em Sintra.

Antes da recolha dos resíduos existentes no areal, a ABAE realizou uma breve explicação sobre a importância de reduzir os resíduos produzidos e alertou ainda para a origem e destino do lixo marinho.

Os 30 participantes, professores e alunos da Escola EB/JI de Linhó, recolheram cerca de 6kg de resíduos e mais de 800 beatas de cigarros. O grupo efetuou o registo dos items recolhidos por categoria, tendo identificado em maior quantidade resíduos como cotonetes, paus de gelados, tampas de garrafas, fios de pesca, esferovite inferior a 2,5cm e diversos plásticos de embalagens. Foram ainda identificados resíduos insólitos como uma calçadeira, chaves e uma bola de ténis.

No final da ação, a ABAE reforçou a importância de evitar que sejam produzidos tantos resíduos, chamou a atenção para a quantidade de resíduos encontrados nesta praia e do tempo de degradação dos resíduos no mar, com recurso à exposição “Suspeitos do Costume”.

O Projeto “Brigada #AMARoMAR” é coordenado pela ABAE através dos Programas Bandeira Azul e Eco-Escolas com o apoio do Pingo Doce. Nesta ação esteve presente uma representante do Pingo Doce.