Candidaturas abertas para o programa EcoCampus nas instituições de Ensino Superior

Está oficialmente aberto o período de candidaturas para o programa EcoCampus, destinado a todas as instituições do Ensino Superior que atendam aos critérios estabelecidos. Essa iniciativa visa reconhecer e premiar as instituições de ensino comprometidas com a sustentabilidade ambiental.

Para ser elegível, a instituição precisa cumprir os seguintes critérios:

• Ter 100% de suas unidades orgânicas envolvidas ou inscritas no Programa Eco-Escolas nos últimos 3 anos (2020/21, 2021/22, 2022/23);
  • Ter 75% de suas unidades orgânicas galardoadas com a Bandeira Eco-Escolas nos últimos 2 anos (2020/21, 2021/22).

A candidatura envolve o preenchimento de um formulário específico disponível na plataforma EcoCampus, que será acessível após a confirmação de interesse em participar deste programa adicional neste ano.

Se a sua instituição tem interesse em se candidatar, é solicitado que informem até 15 de julho, por meio do e-mail ecocampus@abaae.pt, confirmando que atendem às condições necessárias e indicando o nome do(s) coordenador(es). Somente após essa confirmação, a candidatura estará acessível aos coordenadores designados.

O prazo final para a submissão das candidaturas ao EcoCampus é 15 de outubro. Até ao final do ano, serão realizadas visitas presenciais para avaliação.

O Galardão EcoCampus tem validade de 3 anos, desde que as diferentes unidades orgânicas envolvidas renovem anualmente sua inscrição no Programa Eco-Escolas. Apesar dessa candidatura ser independente do Galardão Eco-Escolas, caso seja aprovada, a instituição receberá a bandeira EcoCampus durante todo o período de três anos.

Este ano, serão galardoadas com Bandeira Verde Eco-Escolas 62 instituições de Ensino Superior, 15 delas tendo renovado o seu compromisso EcoCampus. Até ao momento, existem 4 campi candidatos ao Galardão EcoCampus 22-23, instituições de Ensino Superior de Lisboa, Almada, Tomar e Oliveira de Azeméis:

• Campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior
  • Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
  • Instituto Politécnico de Tomar

Em abril de 2024 prevê-se a realização de uma cerimónia com todas as escolas do Ensino Superior. Este encontro será internacional e prevê-se a presença de Escolas do Ensino superior e EcoCampus de vários outros países. Durante esse evento existirá um momento para reconhecer e homenagear os Ecocampus portugueses aos quais será entregue uma placa para o Campus.

O programa EcoCampus representa uma oportunidade única para as instituições de Ensino Superior fortalecerem seus compromissos com a sustentabilidade, promovendo a consciencialização e ações concretas em prol de um futuro mais sustentável.