Desafio “Muros com Vida” | Municípios Premiados 2023

O desafio “Muros com Vida” tem este ano um concurso dedicado aos municípios, com o objetivo de premiar as autarquias com mais apoiaram as suas escolas na preparação e implementação do projeto, que consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros, dentro ou fora do recinto escolar.

Neste primeiro ano, candidataram-se ao concurso 15 municípios e foram premiados 3:

1.º lugar: Município de Alvaiázere

2.º lugar: Município de Felgueiras

3.º lugar: Município de Braga

O Município de Alvaiázere apoiou a iniciativa disponibilizando um muro, num dos seus espaços mais icónicos – o Museu Municipal de Alvaiázere e ainda materiais como mesas, escadote, lápis tintas, pincéis, trinchas e rolos. O projeto foi comunicado nas redes sociais, bem como na comunicação social local/regional.

O Município de Felgueiras reuniu com as suas 40 escolas públicas para apelar à participação nos vários desafios Eco-Escolas, nomeadamente no projeto “Muros com Vida”, tendo recebido a visita da senhora vereadora com o pelouro da Educação (e educação ambiental). Todas as escolas receberam conjuntos de tintas e materiais. O projeto foi comunicado através de email para as escolas e agrupamentos, sendo posteriormente feita uma Press Release para os OCS locais e regionais, para além do site e redes sociais do município.

O Município de Braga remeteu um e-mail a todas as Eco-Escolas do concelho a apelar à participação no projeto “Muros com Vida”. A Câmara Municipal de Braga colocou a circular por todas as escolas o logotipo da Câmara Municipal para este ser pintado nos muros. O Município ofereceu as tintas e colocou à disposição o muro do Parque de Campismo para pinturas. O projeto será comunicado aos órgãos de comunicação local.

Os municípios premiados neste desafio receberão um kit Eco-Escolas.