Desafio “O mar começa aqui” | Municípios Premiados 2023

Na edição de 2023 estiveram envolvidos no projeto “O mar começa aqui” mais de 100 municípios de todas as regiões do país. Do universo dos municípios participantes, 32 submeteu trabalhos a concurso. Com o apoio destes municípios, foram pintadas 184 sarjetas.

Compete às autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.

É neste contexto que a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio dos seus parceiros (Águas do Tejo Atlântico e Águas do Centro Litoral), premiaram os municípios que demonstraram mais empenho na comunicação do projeto, quer no momento de apelo à participação, quer na partilha dos resultados finais do projeto.

Municípios Premiados no Projeto “O mar começa aqui” 2023:

1.º Lugar – Município de Leiria
Menção Honrosa – Município de Montemor-o-Velho
Menção Honrosa – Município de Nazaré
Menção Honrosa – Município de Soure

O Município de Leiria desenvolveu um trabalho exemplar no âmbito do projeto, mobilizando escolas, funcionários da autarquia, Juntas e Uniões de Freguesia, promovendo visitas à ETAR das Olhalvas e dinamizando diversos jogos com as suas escolas dentro e fora da sala de aula. O Município, através do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, apostou numa forte divulgação do projeto através das redes sociais.

Os Municípios de Montemor-o-Velho e Nazaré realizaram uma boa divulgação do projeto, quer na página do município e escolas, quer através das redes sociais. O Município de Soure envolveu a comunidade educativa de 15 escolas do concelho e participou ativamente na pintura de 29 sarjetas.

A ABAE agradece a participação de todos os municípios neste desafio.

Um agradecimento especial aos municípios de Leiria, Montemor-o-Velho, Nazaré e Soure pelo trabalho desenvolvido este ano.