A Freguesia de S. Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela, território por onde passam as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2023, desafiou há cerca de um ano a Freguesia da Gafanha da Nazaré e a sua Escola Secundária, a porem mãos à obra para a concretização de um presente original para o Papa Francisco, aquando da sua estadia em Portugal: a construção de duas bicicletas a partir do zero, recorrendo a peças de bicicletas usadas, que seriam consideradas de sucata.
O projeto desenvolveu-se na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, uma Eco-Escola há 17 anos, onde existe há cerca de 8 anos o Gafe Bike Lab, coordenado pelo professor António Rodrigues, que envolve os alunos e a comunidade na recuperação e reconstrução de bicicletas – meio de transporte com forte tradição no concelho de Ílhavo, desde os anos 50.
As duas “pasteleiras” têm algumas características e particularidades do seu tempo, como as matrículas, neste caso de Ílhavo. Têm também “um bacalhau em metal”, com o nome da Escola Secundária e da Junta de Freguesia, porque a “Gafanha é zona de bacalhau”, no local onde estava a tradicional bolsa que levava as ferramentas e o livrete.
Antes de serem entregues à organização da JMJ as bicicletas visitaram ainda a Escola EB 2,3 da Bobadela, onde a respetiva Junta de Freguesia colabora na implementação do ‘CicloExpresso’, um comboio de bicicletas que faz um itinerário de 3,5 quilómetros, uma vez por semana, à quinta-feira, entre a casa dos alunos e a escola, e pelo Parque Tejo, na zona de Loures.
Este presente simbólico carrega consigo várias mensagens de sustentabilidade: reutilização e economia circular, apelo à mobilidade suave e promoção da saúde, e ainda o envolvimento da comunidade, a cooperação e as parcerias ativas.
Ambas as freguesias em questão renovaram este ano o Galardão bienal Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI. Ílhavo é também um município 100% Eco-Escolas e galardoado como eco-município tendo recebido a Bandeira Verde ECOXXI em 2022.
Veja a reportagem da TVI aqui