Geração Depositrão 16 – Inscrições a decorrer!

A Geração Depositrão está na sua 16ª edição, fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas e vai continuar a desafiar as Eco-Escolas a trabalhar o tema da Economia Circular, através da recolha e correto encaminhamento de REEE e Pilhas.

As atividades disponíveis para este ano letivo, são as seguintes:

ATIVIDADE DE RECOLHA

Todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2023-2024, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira podem participar.

Todos os graus de ensino. Sem escalões

Prémios Atividade de Recolha

• Por cada 1000 Kg de REEE recolhidos = 50€ por tonelada
  • Por mais de 1000 Kg de REEE recolhidos = 80€ acima de 1 tonelada

Serão também atribuídos prémios anualmente, nas seguintes categorias:

• Peso absoluto recolhido per capita
  • Professor Geração Depositrão = cheque presente no valor de 50€
  • Prémios atribuídos à escola, para cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente:
    • TV monitor;
    • Frio;
    • Lâmpadas WI FI;
    • Pilhas: Carregadores e pilhas recarregáveis.

Nota: dos 0 Kg aos 999 Kg, as escolas receberão o valor referente ao Peso Recolhido.

Para além da atividade de recolha (recomendada para todas as Eco-Escolas), as escolas podem também participar nas atividades criativas disponíveis para este ano letivo, consoante o grau de ensino:

ATIVIDADE 1 – Upcycling: Constrói o teu Depositrão

Esta atividade consiste na construção de um equipamento de recolha de REEE, usando a reutilização de materiais com criatividade e originalidade. O nome do equipamento para a recolha destes resíduos deve obrigatoriamente chamar-se “DEPOSITRÃO”. Este deve apresentar uma dimensão mínima de 1m³ e deve indicar a informação sobre os resíduos que podem ser e não podem ser colocados no Depositrão.

Todos os graus de ensino. Sem escalões

ATIVIDADE 2 – Upcycling: Política dos 3R´S

Construção de um dos “3R´S”, usando a reutilização de materiais com criatividade e originalidade, explicando o porquê da importância do “R” escolhido.

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Escalão 2: escolas com 2º e 3º ciclos
Inscrição até 29 de fevereiro; submissão de trabalhos até 31 de maio

ATIVIDADE 3 – Campanha REEE “Faz do Velho, Novo”

Elaboração de uma Campanha de vídeo com a duração máxima de 1 minuto, sobre a importância de recolher pilhas e REEE e de que forma podemos contribuir para a Economia Circular.

Escalão 3: secundário, profissional e superior

Prémios Atividades Criativas

Escola – cheque oferta no valor de 100€

Aluno – cheque oferta no valor de 20€ por aluno (até a um máximo de 30 alunos)

Professor – cheque oferta no valor de 25€

Quiz

Durante o ano letivo serão realizados Quizzes/Kahoot com conteúdos sobre REEE, pilhas e embalagens. Serão premiados 5 participantes.

Para mais informações, consulte o Regulamento AQUI

Participem!