Hortas Bio nas Eco-Escolas | Escolas Premiadas 2023-2024

O Projeto Hortas Bio, lançado pelo programa Eco-Escolas no ano letivo 2012-2013, continua a ter um sucesso crescente junto das escolas, tendo sido apresentadas mais de 400 hortas a concurso este ano letivo.

Pretende-se, através deste projeto, estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica. O projeto não só contribui para alertar para a necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável, como também permite abordar de forma didática muitos dos conteúdos curriculares do ano letivo.

Para além do desafio que dá o nome ao Projeto – Hortas Bio nas Eco-Escolas – e que consiste na apresentação das hortas biológicas desenvolvidas nas escolas (divididas em duas categorias, horta pequena (até 50m²) e horta grande (superior a 50m²)), o projeto é constituído por outros desafios didáticos que abordam diferentes aspetos relacionadas com a horta. Este ano letivo foi lançado o desafio Espantalho da Horta.

Os trabalhos de todas as escolas que participaram nos diferentes desafios do projeto podem ser visualizados nos seguintes links:

Trabalhos Hortas Bio
Trabalhos Espantalho da Horta

Posto isto, e após a avaliação por parte do júri, as Escolas premiadas, por desafio, são as seguintes:

Hortas Bio nas Eco-Escolas

Hortas Pequenas

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva Vila Verde Maria Madalena Sousa
Maria Isabel Sousa
Escola Básica N.º2 de Perafita Matosinhos Susana Santos
Helena Costa
Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas Ponta do Sol Idalina Bonito
Maritza Ramos
Menção Honrosa Escola Básica de Gavião Gavião Genoveva Belona
Maria Amélia Jesus
Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição – Casa Pia de Lisboa Lisboa Marisa Luz

Hortas Grandes

Prémio Escola Concelho Professor(es) coordenador(es)
Premiada/o em ex-aequo Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia Funchal Ana Lúcia Vasconcelos
Jardim de Infância e EB do Prado Vila Real Maria Luísa Queirós
Margarida Ferreira
Escola EB 2,3 de Palmeira Braga Maria de Lurdes Pereira
Menção Honrosa Escola EBI de Colmeias Leiria Ondina Rosa
Escola Secundária de Casquilhos Barreiro Sílvia Machado
João Coelho

Espantalho da Horta

1º em ex-aequo

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil Arganil Jorge Silva
Maria Eugénia Salgado
Escola EB1 de Barrocal Pombal Maria Conceição Abreu
Escola Secundária de Caldas das Taipas Guimarães Maria Gorete Branco
Maria Luísa Gomes
Escola EB de Vilarinho de Bairro Anadia António Alves
Célia Preguiça
Menção Honrosa Colégio Nossa Senhora da Assunção Anadia Patrícia Miguel
Vânia Freitas

.
Parabéns a todas as escolas que participaram e por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano!