Mini COP volta a desafiar as escolas para a luta conta a crise climática

A segunda edição da Mini COP já está em marcha, uma iniciativa integrada na Viagem pelo Clima, que volta a mobilizar as escolas portuguesas para a ação climática. Dirigido a alunos do 7.º ao 12.º ano, de qualquer escola do país, o concurso desafia os jovens a identificar e desenvolver ideias que contribuam para um futuro mais sustentável. As candidaturas decorrem até 2 de novembro de 2025, através de um formulário online. O objetivo é comum: envolver os jovens na construção de um futuro mais sustentável e acelerar a transição para a neutralidade carbónica em Portugal.

Após uma fase inicial de seleção, as equipas apuradas terão de apresentar um vídeo explicativo das suas propostas. Entre os temas possíveis estão Economia Circular, Energia, Água, Mobilidade, Resíduos, Proteção dos Oceanos e Biodiversidade, embora os participantes possam inovar noutros temas, desde que os projetos se alinhem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sejam possíveis de replicar em contexto local ou escolar.
As dez melhores ideias serão escolhidas por votação nacional e, em dezembro, os finalistas terão a oportunidade de defender os seus projetos perante um júri. Serão distinguidas as três propostas mais promissoras.

A Mini COP e a Viagem pelo Clima são promovidas pelo movimento Cooler World, criado pela consultora Get2C, conta também com o apoio de vários municípios e entidades parceiras. O objetivo é comum: envolver os jovens na construção de um futuro mais sustentável e acelerar a transição para a neutralidade carbónica em Portugal.

Saiba mais sobre a MINI COP aqui.